quarta-feira, 30 de março de 2011

Agricultores preocupados com agrotóxicos

Auditório do STTR de Apodi lotado
É bem verdade que os índices de poluição por agrotóxico nas regiões exploradas pela agricultura irrigada alcançaram níveis preocupantes para a comunidade científica. Em Apodi, se houver uma solução, esta virá por iniciativa dos próprios agricultores. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, Pastoral da Terra, entre outros órgãos, uniram-se para realizar um seminário para tratar especificamente do assunto.
 
A programação começou no dia 22 de março, com os agricultores não só de Apodi, mas de todas as regiões com produção na área de fruticultura presentes. Eles construíram mapas cartográficos, atualizando as informações sobre a produção agrícola irrigada na região. Os debates contaram também com especialistas da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), na pessoa do professor Daniel Valence.
 
Havia mais de 250 pessoas no seminário, que teve a sua programação principal neste dia 29 de março, com a palestra de uma das maiores autoridades no comunidade científica neste setor, a professora-doutora Raquel Rigotto, médica e doutora em Sociologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Núcleo de Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (TRAMAS).
 
Raquel Rigotto coordena vários grupos de pesquisa de solo e na água, assim como na saúde das famílias que moram na região da Chapada do Apodi, no lado do Ceará, precisamente nas cidades de Limoeiro do Norte. No seminário, a professora mostrou números que deixaram os agricultores preocupados, tratando a respeito das conseqüências que os trabalhadores terão com a exploração das reservas naturais por grandes grupos internacionais na produção da fruticultura irrigada usando altas doses de agrotóxicos.
 
Segundo a enfermeira Andressa Graciela Veríssimo Pontes, mestranda em Saúde Pública pela UFC, que também participou do evento, a parte mais importante foi que a iniciativa, a preocupação com a exploração das reservas naturais partiu dos próprios agricultores. "É esta a grande diferença. Saindo deles a procura por informações, acreditamos que os resultados são mais proveitosos. Tivemos uma conversa com eles muito proveitosa", destaca Andressa.
 
Andressa contou que, além dos agricultores e pesquisadores da UFC, também se fizeram presentes autoridades do setor de Saúde de Apodi e representantes do Sistema Único de Saúde. "De modo que os debates foram por demais proveitosos para a saúde do homem do campo. Torcemos para que este debate se estenda para o restante do Estado, considerando a importância da aquisição do conhecimento para o avanço saudável do homem", finaliza.

Sugestão de matéria: Agnaldo Oliveira 
Fonte: Jornal De Fato.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Seminário Impactos do Agronegócio/Agrotóxico acontece amanhã

Amanhã 29 de Março de 2011 é o Grande dia de Apodi e Região dizer ao modelo cruel e esmagador impregnado pelo agronegócio que esta associado de forma direta com o uso excessivo dos agrotóxicos na Agricultura Brasileira.
Segundo a Coordenação do Seminário: Impactos do Agronegócio/Agrotóxicos na Saúde, no Trabalho e no Meio Ambiente; já estão confirmados 350 participantes neste Evento que está tendo destaque a Nível Nacional.

Além dos Agricultores (as) Familiares de Apodi e Região, várias outras autoridades confirmaram presença, assim como Profissionais da Saúde de Apodi e Região. O universo acadêmico também se fará presentes por vários estudantes da UERN, UFERSA, IFRN. Lideranças Religiosas também prestigiaram o Evento, inclusive O Bispo Diocesano de Mossoró Dom Mariano Manzana.
Em fim, amanhã é a oportunidade de Apodi e Região discutirem e mostrar para todos (as) que para o nosso Município e Região ser referência nas questões de Produção não precisa se render ao modelo do agronegócio que se instalam em nossa região por meio de em “projeto fajuto e mascarado”.

Continuaremos firmes e fortes nessa luta, portanto é de suma importância a sua presença amanhã no Auditório do STTR de Apodi a partir das 8h00min.
Matéria enviada por: Agnaldo Fernandes

sábado, 26 de março de 2011

A você, simplesmente você - Maria Luiza

Amor da minha vida
Presença mui querida!
Razão do meu viver
Eterno bem-querer!

Constante em meu coração
Sentimento e emoção!
Sorriso que seduz e reluz
À felicidade me conduz!

Meu ontem mais lembrado
Meu amanhã mais sonhado!
Ser que em meio à natureza
É jóia de rara beleza!

Alguém que mesmo imperfeito
Mora dentro do meu peito!
Uma forte emoção, meio sem explicação
Coisas de um coração...

Maria Luiza Marinho da Costa

quinta-feira, 24 de março de 2011

Escola Zenilda Gama lança o "Projeto Memória Viva de Apodi"









Na se­ma­na de eman­ci­pa­ção po­lí­ti­ca de Apodi a Es­co­la Ze­nil­da Gama lança o Pro­je­to Me­mó­ria Viva de Apodi.

Nesse pri­mei­ro mo­men­to, o gran­de ho­me­na­gea­do é Fran­cis­co Paulo Frei­re, mais co­nhe­ci­do com Chico Paulo, com mais de oito dé­ca­das de vida, Chico Paulo não perde o bom humor na sua jor­na­da de vida, seus ca­be­los bran­cos mos­tram e des­cre­ve o gran­de homem. Desde sua in­fân­cia sem­pre tra­ba­lho no campo para con­se­guir seus ob­je­ti­vos. Dessa forma, pas­sou a ser visto como uma ver­da­dei­ra lição de vida para todos que es­ti­ve­ram sem­pre pre­sen­te em sua vida.

Du­ran­te o lan­ça­men­to do pro­je­to, os pre­sen­tes ao au­di­tó­rio da Casa da Cul­tu­ra, o ova­cio­na­ram, dei­xan­do evi­den­te a sua po­pu­la­ri­da­de e a gran­de lição de vida que sem­pre pro­por­cio­nou aos que con­vi­ve­ram com ele. "Chico Paulo está sendo lem­bra­do pelos coor­de­na­do­res e jo­vens da ins­ti­tui­ção de en­si­no Ze­nil­da Gama, que estão rea­li­zan­do o Pro­je­to Me­mó­ria Viva de Apodi como um dos prin­ci­pais nomes da his­to­ria viva de nossa ci­da­de", disse o pro­fes­sor Fla­via­no Mon­tei­ro que par­ti­ci­pou do even­to rea­li­za­do ontem du­ran­te a festa pelos 176 de eman­ci­pa­ção po­lí­ti­ca de Apodi.

O even­to é rea­li­za­do por pro­fes­so­res, alu­nos e fun­cio­ná­rios da Es­co­la Es­ta­dual Ze­nil­da Gama. "Nosso ob­je­ti­vo é res­ga­tar a his­tó­ria viva de nossa que­ri­da terra e nada me­lhor co­me­çar­mos com este gran­de homem, como, o se­nhor Chico Paulo. Para que nos­sas crian­ças pos­sam co­nhe­cer me­lhor sua his­tó­ria atra­vés dos de­poi­men­tos da sua fa­mí­lia e ami­gos", des­ta­ca uma das coor­de­na­do­ras do pro­je­to, pro­fes­so­ra Ges­sio­ne Mo­rais.

Cerca de 250 pes­soas lo­ta­ram as de­pen­dên­cias do au­di­tó­rio da Casa de Cul­tu­ra, além das mais de 300 ou­tras, que não con­se­gui­ram en­trar.

De acor­do com Ges­sio­ne Mo­rais, este ano vão ser en­tre­vis­ta­das den­tro do pro­je­to, mas 10 pes­soas com vasta ex­pe­riên­cia Apodi. "Vamos en­tre­vis­tas mais 10 pes­soas sobre nossa ci­da­de. O pri­mei­ro foi Chico Paulo, mas te­re­mos ainda, Al­ti­no de Paiva Dias; Alaí­de de Frei­tas, mas co­nhe­ci­do por "Véi Lalá", logo em se­gui­da vem o pai da pre­fei­ta de Apodi, Ca­bo­clo de Manú, entre ou­tros que ainda es­ta­mos agen­dan­do", acres­cen­ta.

Fla­via­no Mon­tei­ro disse que aque­les que es­ti­ve­ram pre­sen­tes ao even­to ti­ve­ram a opor­tu­ni­da­de de ver a emo­ção de Chico Paulo e seus fa­mi­lia­res com esta ho­me­na­gem, que na ver­da­de trata do res­ga­te da his­tó­ria de su­pe­ra­ção, di­fi­cul­da­des en­fren­ta­das por ele, porém com muita garra e de­ter­mi­na­ção. Nós apo­dien­ses é que agra­de­ce­mos tudo que a fa­mí­lia Frei­re fez por nossa que­ri­da Apodi. Pela forma digna com ele vem con­du­zin­do sua fa­mí­lia. Tra­ba­lhan­do sem­pre de forma ho­nes­ta, para que todos os seus fa­mi­lia­res pu­des­sem che­gar até aqui de ma­nei­ra digna. Não po­de­mos es­que­cer ja­mais nos­sas raí­zes" disse Fla­via­no Mon­tei­ro um dos prin­ci­pais res­pon­sá­veis por essa ho­me­na­gem ao Chico Paulo.

Fa­bia­no Souza

fontes texto correio da tarde
fotos apodiario
Copiado do blog Trapiá Apodi.
 

quarta-feira, 23 de março de 2011

Encontro Territorial Ater - Convite

A importância da ATER para o fortalecimento da Agricultura Familiar.

Objetivo: Mobilizar agricultores (as) e sociedade civil para debater a situação e perspectivas da assessoria técnica para a Agricultura Familiar, no estado do Rio Grande do Norte.

PROGRAMAÇÃO
Dia: 30/03 (Quarta-feira)
Local: STR Apodi.

7h às 8h30 Credenciamento
8h30 às 9h00 Abertura do evento: Vídeo Semeando Agroecologia. REDE Pardal/AVSF/UE.
9h00 às 10h45 Mesa de debate: Panorama atual da Assessoria Técnica para a Agricultura Familiar no RN.
10h45 às 11h00 Intervalo
11h00 às 12h30 Mesa de debate: A Política de Assessoria Técnica a Agricultura Familiar no RN.
12h30 às 14h00 Intervalo para almoço
14h00 às 15h30 Mesa de debate: Caminhos para a Assessoria Técnica a Agricultura familiar no RN.
15h30 às 17h00 Encaminhamentos e Encerramento


Natureza, Obra de Deus - Maria Luiza

No alto de uma montanha

Num momento sublime de silêncio

Quando contemplamos

O horizonte

O sol

A lua

O mar

O céu estrelado

Em todo e qualquer lugar

Onde a natureza

Seja o palco da beleza

Podemos sentir a presença de Deus

Ela funciona como um elo,

Um legado que o Mestre nos deixou

Para que percebêssemos e acreditássemos

Que um dia Ele esteve aqui na terra

Caminhou por lugares estes pelos quais

Caminhamos hoje...

Maria Luiza Marinho da Costa

terça-feira, 22 de março de 2011

Blog do Toinho

Objetivo do blog
O nosso objetivo é trabalhar junto aos alunos temas difundidas em sala de aula, contribuído para que aumentem seu conhecimento. Como cidadão consciente dos direitos e deveres da população, fazemos também postagens sobre assuntos políticos, econômicos, sociais, culturais que permeiam o cotidiano das pessoas.

Enfim, nosso blog faz jus as palavras que permeiam nossos objetivos, trabalhamos com educação, informação tudo com muita liberdade e variedade.

Responsável: Antonio Fernandes de Souza Filho
Email: toinhoffilho@yahoo.com.br
Telefone de contato: (84) 9109-3805

Clique aqui para acessar:
http://toinhoffilho.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:
http://toinhoffilho.blogspot.com/feeds/posts/default

Clique aqui para cadastrar seu blog de Apodi

Blog da Escola Lindaura Silva

O Blog da Escola Lindaura Silva tem como principal objetivo levar informações a todos os estudantes, professores, bem como a população em geral . Enfoca temas como educação, atualidades e assuntos de interesses da comunidade.

A responsabilidade do blog está sob a direção do aluno Ariverton Costa Oliveira, atual presidente do Grêmio Estudantil da referida escola, e conta com o apoio das professoras Nara Lyra e Francione Brito. Jakson Barbosa, também faz parte do mesmo.

O blog foi criado no dia 13 de Março de 2010, entretanto, seu nível de popularidade cresceu dentro da escola, a partir de abril daquele ano. No espaço do Blog o leitor encontrará matérias referente ao mundo da educação tanto do município como do Brasil. Fazemos parte de um movimento crescente no nosso município.

Responsável: Ariverton Costa Oliveira
Email: ariverton@r7.com
Telefone de contato: (84) 9461-3159

Clique aqui para acessar:
http://escolalindaurasilva.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog
http://escolalindaurasilva.blogspot.com/feeds/posts/default

Clique aqui para cadastrar seu blog de Apodi

Blog Alô Educação

Objetivo do blog:
"- Principal: Fazer as pessoas acreditarem em DEUS!
- Secundário: Fazer as pessoas acreditarem que existem pessoas de CONFIANÇA!"           

Quem sou eu: Professor, Pai, Filho, Evangelista, Esposo, AMIGO, com "A" maiúsculo! e Filho do verdadeiro dono do mundo! E tudo isso com PRAZER!

Responsável: Roberland Ricardo Gama de Queiróz
Email: prof.roberland@gmail.com
Telefone de contato: (84) 9167-4183 9167-4182

Clique aqui para acessar:
http://aloeducacaoapodi.blogspot.com/

Ver todas as notícias do blog: 

Eu sem você - Maria Luiza

Eu sem você...
Sou a natureza sem o verde
O céu sem o azul
O arco-íris sem as suas cores.

Eu sem você...
Sou um sol sem brilho
Uma lua sem beleza
Uma constelação apagada.

Eu sem você...
Sou um sorriso sem alegria
Uma inteligência sem razão
Um sentimento sem emoção.

Eu sem você...
Sou um coração sem amor
Um ser incompleto, descontente
Um eu desintegrado, opaco.

Eu sem você...
Sou como um conto de fadas triste
Onde não há princesa e príncipe
Nem “... E foram felizes para sempre!”.

Maria Luiza Marinho da Costa

segunda-feira, 21 de março de 2011

Convite Seminário Impactos do Agronegócio/Agrotóxico

Equipe de Organização do Evento

SEMINÁRIO: IMPACTO DO AGRONEGÓCIO/AGROTÓXICOS NA SAÚDE, NO TRABALHO E NO AMBIENTE.

Atualmente várias pesquisas brasileiras têm evidenciado o impacto do agronegócio na saúde, no trabalho e no ambiente. Dentre os agravos à saúde relacionados ao agronegócio, os de maior relevância e impacto negativo para a saúde humana e ambiental são as poluições e/ou contaminações e intoxicações relacionadas aos agrotóxicos.
 
Nesse sentido, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi, a Comissão Pastoral da Terra do RN, o GVAA e a ASA POTIGUAR, em parceria com o Núcleo TRAMAS-UFC e o Grupo de Pesquisa Marcos Teóricos Metodológicos Reorientadores da Educação e do Trabalho em Saúde da UERN realizam o Seminário Impacto do agronegócio/agrotóxicos na saúde, no trabalho e no ambiente, de âmbito estadual, com o objetivo de ampliar a discussão sobre esse tema para o Rio Grande do Norte.

PROGRAMAÇÃO
Data: 29 de março de 2011
Local: Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi
 
Horário:
8:30h – Mesa de Abertura
9:00h – Vozes do território: a realidade da vida no campo em Apodi, Açu e Baraúna
10:00h – Mesa Redonda: Impacto do agronegócio/agrotóxicos na saúde, no trabalho e no ambiente.
Convidadas:
Drª Raquel Rigotto – Médica do Trabalho, Doutora em Sociologia, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenadora do Núcleo TRAMAS – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade – UFC.
Drª Andréia Lessa – Engenheira Química, Doutora em Engenharia Química, Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

11:00h – Debate
14:00h – Ato Público Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Fonte: Noticias do Campo

Blog Notícias do Campo

O blog Noticias do Campo tem como seu principal objetivo levar informações a todos internautas e, de forma particular, ao homem e a mulher do campo. Informações que possibilitem o desempenho melhor da Agricultura Familiar através da auto-organização das comunidades, baseado em princípios eco-sociais.

A responsabilidade do Blog Notícias do Campo é da atual de Diretoria do STTR de Apodi que tem Como Presidente da Entidade o Sr. Francisco Edilson Neto, onde o responsável pela postagem é o Jovem Agnaldo Fernandes (blogueiro do STTR). "O Blog Noticias do Campo surgiu em Março de 2009, entretanto, o seu nível de postagens só foi maior logo após o inicio de 2010.

No espaço do Blog Noticias do Campo o Internauta encontrará postagens especificas referente ao Mundo da Agricultura. Esta é uma forma de incentivar e estimular a identidade do Trabalhador e da Trabalhadora com o meio rural, mostrando que através de práticas corretas é possível sim morar no Campo com dignidade.

Somos totalmente contrários a qualquer conjunto de idéias que favoreçam ao universo do agronegócio, por entendermos que esta prática está a favor de um grupo minorizado."

Responsável: Agnaldo Fernandes
Email: agnaldo.geografo@hotmail.com
Telefone de contato: (84) 9176-7865

Clique aqui para acessar:
http://noticiasdocamposttr.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog: 

Blog Apodi nos Bastidores

O blog Apodi nos Bastidores, tem como objetivo informar a todos os leitores sobre notícias voltadas a política esporte e cultura, e o foco principal do blog é trazer e publicar matérias coerentes para todos nos nossos visitantes.

Responsável: João Paulo
Email: jp_gomes_2007@hotmail.com 


Clique aqui para acessar: 

Ver todas as notícias do blog:  
http://apodinosbastidores.blogspot.com/feeds/posts/default

Informações enviadas por: João Paulo

domingo, 20 de março de 2011

Blog do Edson Oliveira

O Blog do Édson Oliveira tem o objetivo de publicar conteúdos informativos da atualidade, relacionados a esporte, educação, trabalho, lazer, saúde, entre outros, afim de deixar o internauta bem informado.

Responsável:  Édson Oliveira
E-mail: edsonapodi@hotmail.com

Clique aqui para acessar: 
http://edsonoliveira2.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:  
http://edsonoliveira2.blogspot.com/feeds/posts/default

Informações enviadas por: Édson Oliveira

Blog do professor Ozamir

O objetivo do Blog do professor Ozamir é deixar o leitor bem informado sobre o que acontece em Apodi e no  mundo. Divulgar idéias e compartilhar conhecimento com outros blogs.

É um veículo de comunicação que também objetiva fazer com que os visitantes reflitam sobre a educação e a tecnologia, a arte, a cultura e outras manifestações sociais locais e universais.

 Não serão publicados  textos ofensivos e que contenham agressão, discriminação, palavrões, ou que de alguma forma incitem a violência, ou transgridam leis e normas vigentes no Brasil, serão excluídos. Também não serão permitidos divulgação de produtos, spams e comentários anônimos.

Responsável: Ozamir Lima de Souza
E-mail: ozamirlima@hotmail.com
Telefone de contato: (84) 9407-6267

Clique aqui para acessar: 
www.ozamirlima.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:  
http://ozamirlima.blogspot.com/feeds/posts/default

Informações enviadas por: Ozamir Lima de Souza

Blog Portal das Letras Poty

O blog Portal das Letras Poty é dedicado a escrita de todos os tipos de postagens, porém resguardando-se das intensas críticas políticas e voltando-se muito mais para a postagem de matérias que abordem literatura: poesia, contos e crônicas; exposição de análises e discussões sobre temas do cotidiano: educação, saúde, cidadania, democracia, justiça social, preconceito, valores sociais e cultura. 

Responsável: Professora Mônica Freitas
E-mail: mmonicafreitas@bol.com.br
Telefone de contato: (84) 9181-1655

Clique aqui para acessar: 
http://portaldasletraspoty.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:  
http://portaldasletraspoty.blogspot.com/feeds/posts/default

Informações enviadas por: Mônica Freitas

Blog da Jacinta Gama

Objetivo do blog  
O Blog da Jacinta Gama, contém conteúdos relacionados a estudos e pesquisas, com diversos temas sobre saúde, beleza, sexo, educação entre outros, com o objetivo de levar informações benéficas a população apodiense , do Brasil e do mundo.

Sempre acompanho os blogs apodiense, são poucos que falam sobre sexo, daí resolvi mostrar para a população assuntos desse gênero que é de greande importância e que muitos não gostam  de comentar. 

Apesar de ser um blog bem  desconhecido para Apodi, mas já está sendo bem acessado mundialmente.

O blog surgiu a partir do Curso de Informática proporcionado pelo Estado para professores estaduais, no ano de 2010, realizado na 13ª Dired, com a professora Cláudia Câmara, que nos incentivou a criar um blog.

Responsável: Francisca Jacinta Gama Freitas
E-mail: francisca.gama6@gmail.com
Telefone de contato: (84) 9157-8903

Clique aqui para acessar: 
http://jacintafreitas.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:  

Informações enviadas por: Jacinta Gama

Blog Correio do Oeste

Objetivo do blog 
O blog Correio do Oeste tem o objetivo de publicar matérias variadas sobre as potencialidades de Apodi e região destacando temas abordados nos vários segmentos da sociedade como por exemplo: na política, na economia, no esporte, no lazer, na educação, no entretenimento, na cultura, no bem estar, enfim, o blog se propõe em contribuir com o desenvolvimento da região mostrando sempre a sua visão crítica e ajudando a construir um mundo melhor pra todos, e sempre com imparcialidade o que  nos tem garantido o carimbo da credibilidade. Um  blog atuante...criativo e diversificado!!!

Responsável: Radialista e jornalista Leylla Carla
E-mail: leyllacarla@bol.com.br
Telefone de contato: (84) 9421-2613 ou 9911-3224

Clique aqui para acessar: 
http://www.correiodooeste.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:  

Informações enviadas por: Leylla Carla

Blog Comunidade Estudantil Apodiense

Objetivo do blog 
O blog tem como objetivo informar a comunidade apodiense e dar voz e vez aos estudantes apodiense na internet.
O blog Estudantil da Cidade de Apodi e acima de tudo, é feito por um aluno e vai servir para toda comunidade estudantil de Apodi e Região.

Já sou subestimado, quanto a minha capacidade de escrever um blog de qualidade, mais prometo aos alunos, professores e também a toda Comunidade Apodiense, que farei um blog de sucesso, que não vai ser apenas mais um, vais ser a forma de dar voz e vez aos estudantes apodienses na internet.

Responsável: Joéliton Jackson
E-mail: joeliton_2006@hotmail.com
Telefone de contato: (84) 9132-1700

Clique aqui para acessar: 
http://comunidadeestudantil.blogspot.com

Informações enviadas por: Joéliton Jackson

Os gatos já não servem aos ratos - Jotta Paiva

Há muito, percebo que os gatos estão perdendo sua função primitiva: a de proteger-nos dos ratos. Obviamente, há os que pensarão que os gatos, como todo ser do reino animal, vieram ao mundo para nascerem, crescerem, se reproduzirem e depois morrerem. Os que pensam assim são porque nunca se livraram do trauma das aulas de biologia e, por isso, não conseguem ver os gatos como indivíduos. Por favor, não me venham agora com as terríveis compreensões discursivas. Estou tentando falar dos indivíduos sujeitos. Explico: no oriente a.C, os leões eram indivíduos que serviam para comer as pessoas. Essa era a função primitiva desses animais que durou até tentarem alimentá-los com Daniel. Depois disso, só serviram ao circo e somente se alimentavam de gatos. Têm os que dizem que essa foi a função primeira dos felídeos: alimentar os leões, mas eu discordo. Para mim, a função de um gato sempre foi servir de sentinela e caçar os ratos. Poderia passar o dia inteiro dormindo sobre o sofá ou mesa da cozinha; miar o almoço inteiro e até nos matar de susto roçando a calda em nossas pernas na hora mais tensa da novela, mas de noite, estava sorrateiro à caça dos roedores. A história antiga já nos mostra algumas tentativas de distorção dessa cátedra, com a criação da deusa Bastet, metade mulher, metade gata. Cleópatra com o seu “Egyptian Mau” foi outro exemplo, mas todos fracassaram, pelo menos até o século 20, quando os gatos operaram com muito afinco enquanto predador dos murídeos. Mas hoje, a coisa desandou. O gato se tornou um sujeito vagabundo que só come quando lhe dão e ainda tem gente gastando horrores para servi-lo com alimentação natural. É o chamado gato verde. Dia desses vi na televisão uma mulher reclamando com um japonês que não desse mais comida de gente para o seu gato. Quer dizer, se os gatos não podem comer nem comida japonesa, que dirá ratos? Percebam que em momento algum eu disse que essa mudança comportamental foi produzida pela mulher, de jeito nenhum, embora precisemos reconhecer que elas têm uma um pouco de culpa nisso, talvez um pouco mais. Tenho uma professora que me olhou torto quando disse que não gostava de gatos. Mas não é só isso, tem muitas mulheres que estão acostumando mal esses bichos. Tem delas comprando roupas e coleiras caras. Dia desses, tinha uma mulher mandando fazer uma cadeira especial para que o seu gato comesse sua ração acompanhando a família nas refeições. Sem falar que sei de mulheres que já dormiram muitas vezes no sofá, porque encontrou o peludo dormindo em sua cama. Sei que estão fazendo isso com os cães também, mas como a função primária canina era a caça predatória, talvez isso seja necessário. Embora, para mim, a função primitiva do cão é latir no muro para afugentar ladrão. Mas o gato, o gato causa alergia, transmite a toxoplasmose, dermatomicose, sarna sarcóptica, esporotricose, toxocariose e ancilostomíase. Além de ser um bicho muito metido e péssimo companheiro. Quer dizer, o gato foi feito única e exclusivamente para caçar ratos, só isso.

Fonte: http://blogdojottapaiva.blogspot.com

Blog Potyline

Objetivo do blog 
O blog Potyline tem como objetivo o entretenimento através de postagens curiosas nos campos científicos, históricos, geográficos, entre outros, também a divulgação da nossa Apodi.  
Potyline é um blog totalmente sem fins lucrativos que tem do ponto de vista do administrador apenas um passatempo. Postagens com conteúdos curiosos engraçados e também algumas noticias atuais sobre Apodi, torna o blog uma ótima opção para o entretenimento.

Responsável: Antonio Fernandes Praxedes Filho.
E-mail: praxedesfilho@hotmail.com
Telefone de contato: (84) 9405-8103

Clique aqui para acessar: 
http://potyline.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:  
http://potyline.blogspot.com/feeds/posts/default 

Informações enviadas por: Antonio Fernandes Praxedes Filho

Blog Reginaldo Ponciano

Nome do Blog: Reginaldo Ponciano
E-mail: regim_11@hotmail.com
Telefone: (84) 9136-5090

Acesse:

http://reginaldoponciano.blogspot.com 

Ver feed de notícia:
http://reginaldoponciano.blogspot.com/feeds/posts/default

Responsável pelas informações: Reginaldo Ponciano

Clique aqui para cadastrar seu blog

Blogs de Apodi



Blog Melancias Apodi

Objetivo do blog 
O blog Melancias Apodi tem o objetivo de cobrar e mostrar a realidade de nossos apodienses.

Este blog é postado por um grupo de pessoas que tem o mesmo objetivo.

Responsável: Solon
E-mail: solonfisica@hotmail.com
Telefone de contato: (84) 9143-1562

Clique aqui para acessar: 
http://www.melanciasapodi.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:  
http://melanciasapodi.blogspot.com/feeds/posts/default 

Informações enviadas por: Solon

Blog Trapiaapodi

Objetivo do blog 
O blog Trapiaapodi tem o objetivo de informar e priorizar o povo apodiense de saber noticias não só de Apodi, mas também do Brasil e do mundo.

No blog Trapiaapodi você leitor encontra vários temas como momento religioso que inclui reflexão, orações entre outras, enfim tem como objetivo evangelizar o leitor. 

Temos notícias sobre Apodi.  Entre os temas abordados encontra-se se política, andamento de obras no município,  como está sendo feito trabalho da prefeita, entre outros.

Temos o momento fama para aqueles leitores que adoram uma fofoca sobre as celebridades. Temos momento BBB onde informamos tudo sobre o reality  show mais famoso do Brasil. E temos noticias do mundo.

Responsáveis: Emerson Medeiros e Eliane Morais 
E-mail: emersonmedeiros01@hotmail.com
Telefone de contato: (84) 9107-6881

Clique aqui para acessar: 
http://www.trapiaapodi.blogspot.com

Ver todas as notícias do blog:  
http://trapiaapodi.blogspot.com/feeds/posts/default 

Informações enviadas por: Emerson Medeiros

sábado, 19 de março de 2011

Poesia sobre o MIDEP Apodi RN - Deusinha

MIDEP (Modelo de Inclusão Digital para Empreendimentos Produtivos) da Associação de Mini Produtores de Córrego, Apodi RN.

O MIDEP é um projeto
de Inclusão Digital
investimento social
o melhor que já se viu
a Fundação Banco do Brasil
onde entra é pra vencer
no Brasil são 5 projetos
um deles é o da AMPC.

Eu explico pra você
como o MIDEP é estruturado
de 3 ambientes é formado
vejam como é especial
tem a Estação Digital
para curso e digitação
com computadores com acesso
a internet e impressão.

A multiuso é outro espaço de organização
que funciona no auditório
que leva o nome Padre Theodoro
é um local de reunião
onde o aluno faz a apresentação
dos trabalhos para a comunidade em geral
funciona com computador e data show
e com seu valor ainda tem câmera digital.

Terceiro ambiente especial
é o espaço da sala administrativa
que tem dedicação exclusiva
aos trabalhos de digitação
para atender com precisão
as necessidades da AMPC
trazendo a tecnologia
para melhor lhe atender.

Sou muito grata a você
que agora me ouviu
a todos da Fundação Banco do Brasil
a presente população
finalizo com emoção
agradeço o convite aqui
em especial a Reginaldo
e ao amigo Caubí.


Deusinha - Poetisa Popular - 01 de outubro de 2010
Córrego, Apodi RN

Blog ApodiNet

Objetivo do blog 
O blog ApodiNet tem o objetivo de levar informações claras ao leitor que diariamente o acessa e encontra todo tipo de informação.

Criado com a missão de permitir informações sobre a juventude apodiense o blog ApodiNet começou de uma forma pensada, pois desde cedo já pensava em ter um. Sempre acessava vários blogs da nossa cidade e a partir disso tive a oportunidade de criar um. 

A escolha do nome foi muito rápida, pois enquanto eu criava o blog, me veio logo em mente esse nome "APODINET" que por sinal muitos me elogiaram pelo incentivo em entrar no mundo da blogosfera e pela  scolha do nome.

Quando comecei a divulgá-lo, muitos me criticaram dizendo que eu não chegaria muito longe e que logo desistiria, mas ao contrário de que alguns pensavam, hoje meu blog faz sucesso tanto no Brasil como no mundo.

Conheci vários blogueiros e seus respectivos blogs, tive a honra de convidar uns para fazer parte do meu e essa parceria deu muitos resultados. Hoje meu blog além de mim que sou administrador,conto com mais 4 que são eles:Reginaldo Ponciano, Ariverton Costa, Kelly Regina e Edinael Castro. Me orgulha muito tê-los fazendo parte do meu blog, pois confio bastante em seus trabalhos.

Já possui mais de 15.300 visitas, sem contar os acessos diários. E esta realização devo a todos que me ajudaram e contribuíram. Aos que me desejaram má sorte os agradeço também, pois me encorajaram ainda mais a seguir em frente com o blog.

Responsável: Júnior Soares
E-mail: josejunior1921@hotmail.com
Colaboradores do blog: Reginaldo Ponciano, Kelly Regina, Edinael Castro e Ariverton Costa
Telefone de contato: (84) 9169-4995

Clique aqui para acessar
http://apodinet.blogspot.com/feeds/posts/default

Informações enviadas por: Júnior Soares

quinta-feira, 17 de março de 2011

Curiosidades sobre o futebol apodiense

Os mais ‘experientes’ contam que nos anos 50 havia um time de futebol em um município na cidade de Apodi - RN.
Carlito Amanco de Oliveira diz que o nome do time era chamado de ABC da Barra. Onde os zagueiros tinham como inicial do nome a letra A. Os jogadores de meio campo tinham como inicial do nome a letra B. E os atacantes tinham como inicial do nome a letra C.

Boboso era técnico e dono do time também jogador. E adivinhe. Qual posição jogava? Meio campo. O time era escalado assim:
Zagueiros: AMARAL, ANCLETO E AMORIM
Meio Campo: BOBOSO, BABARI, BRASÃO, BADAJO E BAIÃO
Ataque: CAÇUAR, CATITA E CACIMBÃO.

E também existiam os jogadores reservas, cada um em uma posição diferente que tinham nomes engraçados, ABRAÃO, CABEÇÃO E BUJÃO!!!
Curiosidade enviada por Marina Gurgel.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mini Estação Digital do Córrego - Deusinha

A Fundação Banco do Brasil
Aprovou um Projeto especial
De Inclusão Digital
Que graças a Deus deu certo
Enviado em 2007
Com inauguração no Córrego que legal
Em 14/08/2008 com esse nome
Mini Estação Digital Espaço Virtual.

Teve a capacitação de Educadores
Lá no Distrito Federal
Encontro Nacional
Das Estações Digitais que foi sucesso
Em março de 2009 veio o progresso
Capacitação Técnica das Estações Digitais
Em maio de 2009, Curso de Informática Básica
Com 05 computadores especiais.

Alunos sensacionais
Adrielle, Izadora , Bibiano
Francisco das Chagas, Daiane
Ana Kézia , Elielma, Vitória
Fazem parte desta história
Rosa Mércia, Valdirene, Rafaela
Sâmara, Neurísia , Dayse Monalisa
Concluíram o curso todas elas.

Veja só que coisa bela
Participaram Alunos da Escola Municipal
Também do Grujosp que legal
Da mini Fábrica A.M.P.C
Ainda digo a você
Teve alunos da Coopapi prá finalizar
Foram 22 no total que concluíram
O Curso de Informática no Lugar.

Vicente Benígno estava lá
E Eujânio extraordinário
Antonio Francisco, Airton, Genário
Reginaldo, Marto, e Aucélio no final
Curso Básico de Informática especial
E teve Caubí Torres como Educador
Foi maravilhosa essa 1ª turma
Que em Setembro de 2009 terminou.

Aí está o Conselho Gestor
Dessa Mini Estação minha gente
Começo pelo Presidente
Reginaldo Câmara da A.M.P.C
E o Gerente Robson Namara da Agência B.B
Representando o Banco do Brasil
Fátima Tôrres da Coopapi
Deusinha, Escola Municipal, Prefeitura, Eron nota mil.

Você foi muito gentil
De ler o verso até o fim
Por isso te digo assim;
Obrigada meu leitor
Um abraço com amor
Um beijo no coração
Até outra oportunidade
Se Deus me der permissão.

Deusinha - Poetisa Popular - 16 de março de 2010
Córrego, Apodi RN

segunda-feira, 14 de março de 2011

Homenagem a COOPAPI - Deusinha

A COOPAPI é a mais notável
Cooperativa daqui
É manchete no Apodi
Por suas importantes conquistas
De todas é a mais vista
O povo vai constatar
Que a melhor cooperativa
É a do nosso lugar

É empolgante falar
Sobre a cooperativa de Apicultura
Tem base perfeita segura
Só vejo aqui os rumores
Formada por famílias de agricultores
De Caraúbas, Umarizal, Severiano, Itaú, Apodi
Quando começou aqui
Só 22 cooperados ela tinha
Hoje são 160 famílias
Com certeza bem caminha

E não é mentira minha
Aqui na região oeste está localizada
No ano de 2004 foi fundada
Com essa diretoria competente
Antonio Urbano foi diretor presidente
Fátima Torres 1ª tesoureira
Antonia Zilma foi secretária
Vitoriosa e guerreira

E ainda um trio de primeira
Severino Gelson, homem de fé
Odair Medeiro, Antonio Macaé
Também essa direção
Com garra e disposição
Fizeram um trabalho legal
Que tem continuidade
Na diretoria atual

Que é sublime, sensacional
Com Fátima e Zilma na presidência
Mulheres de competência
Pessoas especiais
Tesouraria: Evilázaro Morais
Severino: Secretário
João Batista e Ambrósio Lins
Nesse grupo extraordinário

Alguns sócios participaram de seminários
Em Brasília que aqui falo
Em diversas edições no Salão de Turismo, São Paulo
Em feiras nacionais da Agricultura Familiar no RJ
Eventos lucrativos verdadeiros
Capacitação para cajucultura em Salvador
O Apodi se orgulha em ter
Uma cooperativa de valor

Os primeiros objetivos meu leitor
É nosso mel comercializar
E derivados apícolas e produtos da Agricultura Familiar
Prestar assistência técnica aos cooperados
Comprar produtos e equipamentos zerados
Dá condições para o desenvolvimento sustentável e social
Conservar o meio ambiente
Buscar mercado a nível internacional

Obtiveram grandes conquistas, que legal
Com apoio das parcerias nova sede que alegria
Articulação para exportação, custeio apícola, aprovação
Da qualidade do mel e da cera
Espaço de Comercialização Solidária, e a Feira
Da Agricultura Familiar
Até Unidade de Beneficiamento de Mel
A COOPAPI tem prá mostrar

Agora vou finalizar
Agradecendo ao leitor
Um abraço com amor
Um beijo no coração
Se prestou bem atenção
Concorda com essa amiga
confirmando que a COOPAPI
É a melhor cooperativa.

Deusinha – Poetisa Popular Córrego, Apodi RN

Crescendo a cada dia
Orgulhando os cooperados
O povo está abismado
Porque esta cooperativa é demais
Atende as necessidades sociais
Prospera com honestidade
Importante, Espetacular, troféu de nossa cidade.

Criado em 30 de março de 2009.
Fonte: Própria autora

domingo, 13 de março de 2011

Homem, de Veloso - crônica de Jotta Paiva

Só tenho inveja da longevidade e dos orgasmos múltiplos...
Caetano Veloso.
Quando ouvi essa música pela primeira vez, tive uma catarse. Não só porque o Caetano tem o poder de transportar-nos a outras dimensões, mas porque se prestarmos atenção, ele só tem razão. Vocês mulheres ganharam mais essa vantagem. Podem chamar de inveja, se quiserem, não tenho problema em assumir. Mas que dá raiva dá!

O fato é que, por mais que nós nos esforcemos, o orgasmo masculino acaba sendo uma situação pontual, animalesca; sempre tem a ver com rapidez e inconsciência. Não é uma escolha nossa, acreditem, faz parte do quite. Sem falar que depois que foi, foi, não tem o que fazer. É preciso parar, respirar e rezar para que a mulher finja que está tudo bem.

Masters e Johnson, pesquisadores americanos, divulgaram uma pesquisa sobre o ciclo do orgasmo. O trabalho diz que esse processo sofreu mudanças ao longo de anos e que atualmente se constitui em três fases: desejo, excitação e orgasmo. Pronto. Só se for para o homem, porque nas minhas contas, o ciclo do orgasmo feminino começa com um jantar à luz de velas, regado de elogios no penteado, na maquiagem, no esmalte, no batom... É preciso inflar o seu ego para depois vê-la humilhar-nos com orgasmos múltiplos, enquanto nós, coitados, nos mordemos, nos torcemos, pensamos no filme de terror, na inflação ou no aumento do salário mínimo, pelo mínimo que nos foi concebido pela biologia. Quantos, cinco segundos? 
Não importa se Indra Sinha diz que o Kama Sutra não é um manual de sexo, é sim e foi escrito para os homens serem mais sensíveis com as mulheres e demorarem mais para satisfazerem-nas na cama. Quer dizer, nascemos para ser escravos delas. É uma teoria da conspiração. Na verdade não me importo em sê-lo, só acho injusto que para elas seja múltiplo e para nós, mínimo.
Claro, estou falando daquilo que conheço, agora, se algo não está fazendo sentido nessa conversa, acho que é hora de ter uma boa conversa com seu parceiro... Algo deve estar errado, mas não se assuste, se vocês estão fingindo até hoje, talvez seja melhora assim.


José de Paiva Rebouças.
Escritor e jornalista
jottapaiva@gmail.com

Texto publicado na coluna “Balada do Impostor”, no caderno Mulher do Jornal De Fato.

Jotta Paiva


JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS [JOTTA PAIVA] nasceu em Mossoró/RN no dia 17 de junho de 1982, mudando-se para Apodi/RN em seguida. Último dos seis filhos vivos de Maria Mercês de Paiva e José Mendes Rebouças. Viveu toda sua infância na zona rural.

É pai das Marias: Clara e Clarice. Recentemente, casou-se com a cearense Regiane Santos Cabral de Paiva, professora de língua e literatura espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte [UERN], com quem ainda não teve filhos.

Logo na adolescência se interessou pelo rádio, começando como atendente de telefone, passando a locutor/apresentador. Ajudou na Luta FM e apresentou programas na Rádio Cidade. Em 2002, foi contratado como radialista pela Rádio Vale do Apodi onde exerceu a função de repórter diário. Em 2004, assumiu a função de chefe de redação até 2006.

O interesse pelo jornalismo lhe conduziu para o caminho da notícia. Tudo começou muito antes, quando a jornalista Ieda Silva o convidou para desenhar as charges do jornal O Oestano. Foi colunista no jornal O Vale do Apodi e no Jornal de Negócios, depois Tribuna do Oeste, e desde 2007 foi contratado pelo Jornal de Fato, em Mossoró, para a função de repórter no caderno Estado.

Ainda em Apodi, foi pioneiro na criação de blog de notícias.

Como assessor de imprensa, prestou serviço para as prefeituras de Severiano Melo e Martins, além de atuar em vários projetos voltados para a Agricultura Familiar, com o Projeto Dom Helder Câmara, ASA, ATOS e Coopern.

Nos movimentos sociais, atuou como militante do Partido dos Trabalhadores de Apodi e do MST no Estado. Também esteve na fundação e renovação do PC do B, partido de onde saiu o grupo denominado “Nova Geração”. É um dos fundadores do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Apodiense [FERSA], da Academia Apodiense de Letras [AAPOL] e da Academia Estudantil de Letras poeta Antônio Francisco [AEL].

Iniciou as faculdades de Pedagogia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Letras, mas não concluiu nenhuma. Atualmente, é aluno do curso de Jornalismo na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte [UERN].

Sua literatura começa com a vida. Ainda não lançou livros, mas vem publicando seus textos em revistas, jornais e mídias eletrônicas. Foi, durante algum tempo, colaborador da revista Papangu e do caderno Expressão do jornal O Mossoroense, onde deixou muitas de suas poesias.

Atualmente escreve crônicas semanais na coluna Balada do Impostor do caderno Mulher do Jornal de Fato. Também é organizador da revista Cruviana, espaço virtual dedicado a publicação de contos, reunindo escritores de língua portuguesa e castelhana.

Fonte: Jotta Paiva
Algumas crônicas do Jotta Paiva

quinta-feira, 10 de março de 2011

Promoção Tudo de Apodi

Promoção do TudodeApodi.com

Mande sua matéria sobre as entidades e/ou personalidades apodienses para tudodeapodi@hotmail.com  e postaremos no site www.tudodeapodi.com e concorra a quantia de R$ 50,00 no dia 01 de maio de 2011. 
 Obs.: Cada matéria enviada e publicada vale um cupom. Quanto mais cupons mais chances de você ganhar o prêmio 

As matérias poderão sofrer alteração ortográfica pela equipe do site e serão divulgadas seu(sua) autor(a).

Aqui vai algumas sugestões das matérias ou biografias que você pode pesquisar, criar seu texto e enviar:
AAPOL - Alaíres Dias de Freitas
AAPOL - Altino Dias de Paiva
AAPOL - Antonio Rosemberg Pinheiro e Mota
AAPOL - Antonio Viana de Souza
AAPOL - Edivan Pinto
AAPOL –  Robson Lopes
AAPOL - Francisca Ferreira da Costa Maia
AAPOL - Francisca Francina Mota de Melo
AAPOL - Francisco Holanda Cavalcante
AAPOL - Francisco Janilson de Carvalho
AAPOL - Isa de Aceto Mota
AAPOL - Leyla Carla Dantas de Sena

AAPOL - Marcos Leite de Souza
AAPOL - Maria Coeli Magno
AAPOL - Maria da Saúde de Souza e Silva
AAPOL - Maria de Lourdes da Silveira Bezerra
AAPOL - Maria do Socorro da Silveira Pinto
AAPOL - Maria do Socorro Morais
AAPOL - Maria Francisca Pinto Gomes e Araújo
AAPOL - Maria Ieda da Silva
AAPOL - Maria Necy Noronha e Souza
AAPOL - Maria Romana Leite
AAPOL - Maria Salomé de Oliveira Pinto
AAPOL - Nuremberg Ferreira de Souza
AAPOL - Raimunda Nonata da Silva Rêgo AAPOL - Raimundo Pereira
AAPOL - Raimundo Vieira de Souza
AAPOL - Rosa Ferreira Lima
Blogueiro - Deassis DebaixodoPano Blogueiro - Leila Carla
Blogueiro - Wilson Oliveira
Cantor - Danilo Nickson
Cantor - Lacerda Viana
Cantor - Nilson Viana
Cantor - Roberto Cruz
Cantor - Wberlândio
Compositor - Tcharles
Entidades - ACDA
Entidades - Associação da Barra
Entidades - Associação do Sítio Juazeiro
Entidades - Associação do Urbano
Entidades - COOAFAP Entidades - CRICHAPAS - Queimadas
Entidades - Fórum de Entidades de Apodi
Entidades - Fundevap
Entidades - Grupo Amantes de São Francisco
Entidades - Grupo de Jovens Santo Antonio - GRUJOSA
Entidades - Grupo de Jovens São Geraldo - GRUJOSG
Entidades - Grupo Raios de Sol - Soledade
Entidades - PDA Santa Cruz
Entidades - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi
Colégio Luz Pequeno Príncipe
Colégio Nossa Senhora da Conceição
Escola Estadual Antonia Alves de Lima
Escola Estadual Ferreira Pinto
Escola Estadual Professor Antonio Dantas
Escola Estadual Professor Gerson Lopes
Escola Estadual Professora Alvani de Freitas Dias
Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Torres
Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira
Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana
Escola Municipal 12 de Outubro
Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto
Escola Municipal Francisco Targino da Costa
Escola Municipal Isabel Aurélia Torres
Escola Municipal Professora Lindaura Silva
Escola Municipal Professora Lourdes Mota
ex Vereador - Bevenuto
ex Vereador - Geraldinho Targino
ex Vereador - Junior Sousa
ex Vereador - Laete Oliveira
ex Vereador - Luisinho de Dão
ex Vereador - Manoel Libânio
ex Vereador - Marcondes Marinho
ex Vereador - Nêgo de Tomáz
ex Vereador - Tibúrcio Marinho
Locutor - Léo Viana
Modelo - Flávia Daniela
ex Prefeito - Helio Morais Marinho
ex Prefeito - Jose Pinheiro Bezerra
ex Prefeito - Simão Nogueira Neto
Professor - Geone Morais Professor - Professor Vêra
Professor- Ozamir Lima
Professor - Professor Welito
Professora -Tetê (arraiá do teretetê)
Professora - Zenilda Gama
Vereador - Angelo
Vereador - Arnaldo Costa
Vereador - Chico de Marinete
Vereador - Genivan Varela
Vereador - Hélio da Ambulância
Vereador - Júnior Carlos
Vereador - Nilson Costa
Vereador - Paulo Telécio
Celiton Giordano
Fátima Nobre
Júnior Theodoro

Tem muita gente que não está nesta lista, mas você pode indicar.

Se tiver mais alguma pessoa que não está na lista acima fique a vontade para adicionar.  Afinal de contas o site pertence aos apodienses.  

Manda ver. Estamos aguardando.

Obs.: Hoje são 02 / 05 e informamos que ninguém mandou nenhuma matéria. Assim, ninguém concorreu e ninguém ganhou.

Entrevista do Jornal O Mossoroense a Dionízio do Apodi

06 (07)

Fonte: Jornal O Mossoroense de 15/09/2010

Foto: Caubí Torres

Nascido no município de Apodi onde permaneceu durante a infância, Dionízio Cosme Neto incorporou no decorrer da vida artística como sobrenome, o que dá nome a sua cidade natal. Ainda adolescente adotou Mossoró como lar. Com seus pais Dona Maria Antônia e Seu Luiz Cosme aprendeu a trabalhar muito cedo, no sentido literal da palavra. Atualmente, dirige e atua no Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, sendo um dos fundadores. Dionízio do Apodi considera-se mossoroense de coração, e tem consciência de sua importância para o cenário teatral da cidade. Iniciou no teatro em 1998, ano em que entrou para o curso de Ciências Sociais da UERN, sendo na Universidade, o seu primeiro contato com a arte dramática. Com a propriedade oriunda das andanças dentro e fora do RN, ele faz um diagnóstico da realidade que circunda a cultura popular no Estado.
por: Adneison Severiano

O MOSSOROENSE - Ao longo dos quase oito anos de existência do O Pessoal do Tarará, o grupo visitou várias cidades do Rio Grande do Norte, qual o diagnóstico o senhor faz da cultura potiguar? 
Dionízio do Apodi - Hoje não sei precisar de cabeça a quantidade de municípios que visitamos, porque foram inúmeros. Também quero dizer que só hoje, com quase oito anos de fundação, sabemos o nosso real papel para os municípios menores de nosso Estado. E esta consciência passa pela nossa trajetória. Já fomos em todos os cantos e recantos de Mossoró, em muitas cidades do nosso Estado, em outros estados, em outras regiões, em muitos festivais, ganhamos prêmios, fizemos muitos espetáculos, nos apresentamos para muita gente e assistimos muita gente também. Não quero negar que alguns municípios cresceram muito, principalmente os mais próximos de Mossoró. Como Mossoró tem uma produção cultural bastante intensa, isso acaba influenciando os arredores. Mas tudo ainda é muito pouco. Não sou dono da verdade, mas a experiência pelos municípios, apresentando e ministrando oficinas, me dá autoridade para falar que, infelizmente, 90% das cidades do interior potiguar não têm quase que opção nenhuma para as novas gerações ingressarem em alguma atividade artística. É triste, é lamentável! Mas a realidade da maioria destas cidades é não ter perspectiva nenhuma de crescimento em todos os segmentos. Não é só o cultural. A cultura faz parte de um contexto que envolve economia, política e educação acima de tudo. Pode parecer arrogante isto que estou dizendo, mas hoje o nosso grupo anda muito preocupado e sentindo-se responsável para fazer alguma coisa, é por isso que queremos insistir neste debate: as cidades do interior do nosso Estado clamam por socorro.         

OM - Como o senhor vê os atuais investimentos em cultura no RN?
DA - Hoje muita coisa está chegando aos municípios. Espetáculos circulam, as cidades assistem apresentações, mas é muito pouco ainda, porque nosso déficit cultural é grande. E não adianta ficar fantasiando, com palavras de efeito, etc., porque basta você chegar na maioria destas cidades num fim de semana e perguntar pelas opções e o que os jovens estão fazendo. Veja que em Caicó há um teatro estadual, há um Sesc que realiza programações culturais (levando artistas para lá), mas a produção cultural de Caicó é pequena. E para exemplificar sem que cidades não se sintam ofendidas, vou pegar minha cidade natal como exemplo. Apodi, infelizmente, não dá oportunidades culturais para os jovens de lá. A cidade tem muito potencial, mas é atrasada. Tem Casa de Cultura, mas ela por si só não alcançará grandes coisas, mesmo que haja uma programação intensa. Ao mesmo tempo Apodi tem um vizinho chamado Felipe Guerra, que tem um projeto fabuloso, que é o Abelhar, coordenado por Ducivan, e que atende dezenas de crianças, que começou embaixo de uma algaroba e hoje tem uma estrutura invejável. O projeto Abelhar nos deixa otimistas em relação a uma Felipe Guerra bem melhor no futuro. Mas casos como esses é exceção. Hoje nosso povo precisa de formação, e isso significa educação em todos os níveis. Põe Mozart para a maioria de nossas crianças escutarem e esperem para ver o que vem como resposta. Experimenta colocar uma tela de Modigliani para ver no que dá. As cidades do interior do Rio Grande do Norte são muito carentes. É preciso investir pesado em educação. E todo mundo precisa fazer parte disto: prefeituras, governo do estado, governo federal, universidades, escolas, instituições.     

OM - Em Mossoró, os gestores públicos incentivam e fornecem subsídios tanto para a produção como para a execução dos projetos culturais?
DA - Mossoró é uma cidade privilegiada em muitos aspectos. Por termos um teatro como o Dix-Huit podemos ver peças de primeira linha em nossa própria cidade. É necessário falar no Corredor Cultural, que é algo cinematográfico, os grandes espetáculos, dentre tantas coisas. Dizer que não há um incentivo da Prefeitura Municipal de Mossoró é uma grande injustiça. Mas é necessário ouvir mais as pessoas que estão praticando esta arte no cotidiano. Nós tínhamos há alguns anos um projeto maravilhoso que era o Prêmio Fomento, que possibilitou inúmeras montagens de espetáculos de dança e teatro no município. Foram muitos mesmo. Gente, este Prêmio Fomento é algo de uma importância tão grandiosa como um Chuva de Bala ou o espetáculo da Liberdade. Mas ele acabou. Eu digo isso e sei que vai ter alguém que vai dizer que ele está voltando. Mas é que todo ano ele está voltando. E eu não duvido que ele volte, dentro de um fundo, através da Lei Vingt-un Rosado. Acredito que Clézia Barreto, gerente de Cultura, quer muito isso, porque sua companhia de dança já usufruiu bastante deste benefício. Professor Francisco Carlos (secretário da Cidadania) sempre foi um entusiasta do prêmio. Mas quero dizer que numa cultura onde a educação é atrasada, não podemos ficar criando sistemas que dificultem o acesso, e sim, que facilite. Com o Prêmio Fomento Mossoró era inovadora. Chegávamos em várias partes do país, falávamos que em nossa cidade existia aquilo e as pessoas tinham uma impressão muito boa. É verdade que os recursos eram poucos, mas crescia a cada ano. Eu fico imaginando se a política do Prêmio Fomento tivesse continuado, como ele teria melhorado e quantos espetáculos os grupos de Mossoró teriam montado. Contrastando com isso, quase nada se montou em Mossoró depois que o Prêmio Fomento acabou. Então, nisso tivemos um retrocesso. Quanto maior for a sensibilidade, mais fácil será a maneira dos artistas terem acesso aos recursos. É isso que faz hoje a Funarte e o Banco do Nordeste. Arte é educação, e educação precisa ser prioridade.    
OM - Nas primeiras visitas aos municípios contemplados pelo Projeto BR-405, o que o senhor constatou?
DA - A primeira coisa é muito legal: o povo destas cidades adoram teatro. São verdadeiras festas, onde as cidades se preparam para assistir aos espetáculos. Mas ao mesmo tempo sempre voltamos para casa com muitas saudades, porque fazemos amigos, conhecemos pessoas que querem, e muitas vezes fazem um trabalho importante relacionado à arte nessas cidades. Mas acontece que muitas pessoas dessas ficam ilhadas, querendo fazer algo, mas sem saber como. É nisso que queremos entrar, e que este projeto BR-405 se fará importante. Nós queremos mesmo puxar uma discussão mais aberta e madura com a nossa sociedade, para entendermos as necessidades das cidades do interior. Acho que o BR-405 poderá provocar uma rede de cidades do interior, para que possamos deixar a arte mais próxima de todos. Ah, por outro lado, encontramos poucas, raras, opções culturais para as populações.

OM - Se fala muito em carência de investimentos na cultura, mas a população anseia por projetos culturais?
DA - Queria que as pessoas que não acreditam nisso pudessem passar por uma cidade dessas enquanto estamos apresentando. É lindo! É marcante! As pessoas merecem receber uma arte de qualidade, como se fosse água, saneamento básico. Precisamos tratar de educação como algo vital, tão importante quanto saúde. Porque a arte nos dá a capacidade de continuarmos sonhando. Plínio Marcos dizia que o artista sempre provoca as pessoas, e pega o cidadão no que ele guarda a sete chaves. É na alma, na sensibilidade das pessoas que a arte ataca e promove mudanças.  

OM - Na opinião do senhor, está havendo mudança na mentalidade dos jovens mossorenses, principalmente em relação ao engajamento cultural?
DA - Eu acho que alguém que passa sexta-feira e sábado à noite pelo Memorial da Resistência e para, pelo menos algum instante, para ver a programação de recitais e dança não sai ileso. Alguma coisa fica: uma graça, um espanto. Há algo que é plantado e que vai acontecendo aos poucos. Mossoró, ainda bem que tem essa possibilidade. É isso que digo que a maior parte das cidades do interior não tem. Você sai na sexta e no sábado e só encontra mesa de bar e paredão de som. Em Mossoró, os jovens têm mais possibilidades. Olhe que o Teatro Dix-huit tem espetáculos quase que diariamente. Aqui em nossa cidade temos vários pontos de cultura, mas vou citar o nosso, d´O Pessoal do Tarará e da Companhia Escarcéu. Fazemos um trabalho de democratização da arte na comunidade da Baixinha, e a Escarcéu faz um trabalho parecido no Alto da Conceição. Isto nos dá esperança de que teremos uma cidade melhor. Teremos uma cidade melhor, não tenho dúvidas. Mas para dizer que não falei só de flores, há equívocos na maneira de apresentar a arte. Veja que a maior parte dos órgãos públicos que tratam com projeto-escola fazem simplesmente para ter números, sem uma preparação, algo que eduque a criança, o adolescente, o jovem para assistir uma peça de teatro, uma dança, uma orquestra sinfônica (até isso hoje chega a Mossoró. É lindo!). Hoje precisamos educar as pessoas para assistir arte. As pessoas precisam desligar celular, não conversar durante espetáculo, aplaudir, rir, chorar. Infelizmente, ainda não chegamos a este nível.    

OM - Recentemente O Pessoal do Tarará colheu mais um fruto, entre mais de 300 espetáculos de todo o Brasil, a peça A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró foi selecionada para uma série de sete apresentações na décima sétima edição do Floripa Teatro, mais importante festival de teatro de Santa Catarina, que acontece período de 10 a 19 deste mês em Florianópolis. Qual a expectativa do grupo em levar a arte mossoroense para região Sul do país?
DA - Abrir caminhos, ser visto, aumentarmos a nossa rede de colaboradores. Festival serve para isso. Não dá para vivermos no mundo, sozinhos, achando que sabemos tudo. Hoje, o grande papel dos festivais é aproximar os fazedores de teatro para que troquem experiências. O festival se constitui num grande exercício de generosidade. E especialmente este festival nos enche de expectativa porque pela primeira vez apresentaremos em Santa Catarina. As notícias que sempre nos chegam é de que é um estado diferenciado quanto à educação. Então nós queremos conhecer outros grupos, o que fazem, porque isso acaba revolucionando o nosso fazer também. No ano passado nós fizemos um intercâmbio com o grupo Nós do Morro, do Rio de Janeiro, e aquela experiência deixou marcas profundas no grupo, positivamente. Outra experiência marcante foi com o projeto Abelhar, de Felipe Guerra, há algumas semanas. Então, quando vamos para um festival desses, sempre oriento os meus atores para irem de coração aberto, com espírito generoso. Ah, mas também nunca vamos de coitadinhos, não. Tipo, lá vem os “bixinnho do Nordeste”. Vamos de coração aberto, mas de igual para igual com todo mundo. Não olhamos ninguém de cima, com arrogância, mas também não olhamos de baixo, não. Somos um grupo consciente de seu papel artístico e social.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Igreja Adventista do Sétimo Dia


A mensagem adventista chegou a Apodi através do irmão Milton, um bancário que foi escalado para passar uma temporada de trabalho nesta cidade, no ano de 1980. Com certeza ele também foi escalado pelo Espírito Santo para trazer esta bela mensagem, que no ano de 1981 teve como fruto o irmão Geraldo Cleudes da Costa que logo foi batizado. O irmão era então o único adventista da cidade. A partir de 1989, Antonia Erineide, estudante do Educandário Nordeste Adventista, no Recife, passou a se reunir com o irmão Geraldo, já que havia chegado daquela capital. 

Mais uma vez o poder de Deus se manifesta. No ano de 1991, chegando de Natal a Família Carvalho, cresceu a motivação naquele pequeno grupo que surgia. Foi criada então, a primeira Escola Sabatina para crianças dirigida pela senhora Fátima Carvalho. A partir do dia 03 de maio de 1992, o grupo passou a se reunir na Escola Municipal Lourdes Mota, as reuniões eram realizadas aos sábados e aos domingos, na quarta-feira eram realizadas nas residências dos irmãos. O grupo foi crescendo paulatinamente e necessitava de um local maior para se reunir. O grupo organizado teve a honra de ser dirigido pelo Pastor Ivanildo Morais Coutinho no período de 1991 a 1995. E Deus operou mais uma vez, no dia 12 de junho de 1994, foi realizada uma programação no primeiro imóvel alugado, na Rua Benjamin Constant, uma residência com sala ampla. E o segundo imóvel na Rua Antonio Lopes filho. 

No ano de 1996 veio o Pastor Jairo José de Souza que realizou conferências na cidade com o tema “Melhorando o Mundo”, por um período de 90 dias, o que com a bênção de Deus foram batizados mais de 50 almas. Assim em julho de 1997, com aquisição de propriedade de um imóvel localizado na Rua Adrião Bezerra, nº. 70. No ano de 1998, o grupo teve a honra de receber o pastor Edvanei Lopes Ferreira, como pastor oficiante, e através de reivindicações do grupo e o interesse do pastor, no dia 26 de setembro de 1998, realizou-se a cerimônia para tornar o grupo organizado em Igreja Organizada, recebendo o pastor Mozaniel da Associação/Missão Nordeste, como ministro dos trabalhos. 

Em seguida veio Pr. Hércules Mendes de Lima, depois o Pr. Leodécio Florentino Xavier, que com toda a igreja realizaram o primeiro Congresso Jovem em Apodi/RN, depois veio o Pr. José Fernando Silvano Moreira, e no ano de 2007 veio o Pr. Dvaldo Lopes da Silva, e no ano de 2010 a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Apodi, tem as seguintes igrejas: A Central na Rua Adrião Bezerra; Um Grupo na Rua Almirante Barroso, Bairro Lagoa Seca; Um Grupo no Bairro Bacurau I; no Sítio Melancias um grupo, Um Grupo na cidade de Felipe Guerra: Grupo na cidade de Severiano Melo; Um Grupo na cidade de Rodolfo Fernandes, e na cidade de Itaú, e hoje no ano de 2011 com a presença do Pastor Jeová Luiz Alfredo de Andrade continuaremos levando a mensagem de Deus e assim a partir de um contato sobre Jesus Cristo, cumprimos a missão em levar o Evangelho Eterno para toda a criatura. 

No ano de 1981 iniciou-se a mensagem e em 2011 estaremos comemorando 30 anos de presença adventista na cidade de Apodi/RN.

Horários dos cultos:
Quarta: 19:30 às 21:00 h.
Sábado: 08:45 às 11:00 h.
Domingo: 07:30 às 09:00 h.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Programação do Carnaval 2011

Professor L.C. Sax


IDENTIFICAÇÃO

LUIZ CARLOS DE LUCENA ANDRADE, nascido no dia 13 de dezembro de 1982 às 6h na Maternidade Claudina Pinto localizada na cidade do Apodi – RN – Brasil. Filho do pescador José Maria de Andrade e da dona de casa Maria Odete de Lucena Andrade, é o primeiro dos três filhos do referido casal. O mesmo é casado e tem três filhos (frutos de outros relacionamentos).

O ÍNICIO

Teve uma infância difícil, como quase todos os garotos nascidos em sua época. Filho de pais pobres, desde cedo teve que “se virar” para tentar ajudar sua família. Eram tempos difíceis em que, o pobre menino fazia bicos vendendo picolés, salgados; limpando telefones, confeitos, trabalhando como servente de pedreiro; fazia de tudo um pouco. Viu e sentiu de perto o mal que assombra milhares de pessoas no mundo: A FOME. Por muitas noites dormiu chorando sem ter se quer uma colher de feijão para forrar o estômago. Mas sempre com fé em Deus e disposição nunca desanimou, ergueu a cabeça e segui em frente.

OS ESTUDOS

Iniciou seus estudos no ano de 1989, na Escola Estadual Professor Gerson Lopes, onde cursou todo o Ensino Fundamental. No ano de 1998, transferiu-se para Escola Estadual Professor Antônio Dantas, onde cursou o Ensino Médio, concluído no ano de 2001. No ano seguinte, foi aprovado no vestibular para o Curso de Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Concluindo com êxito o supracitado curso no ano de 2006.

INICIAÇÃO MUSICAL

No ano de 1995, Luiz Carlos é selecionado para estudar música na Escolinha da Banda de Música Antônio de Pádua Leite, onde estudou teoria e prática musical, vindo a engajar no quadro principal da referida banda de música, como Clarinetista no ano de 1996 onde trabalhou até meados do ano de 2008. Nesses longos 13 anos de serviços prestados à entidade em questão, fez inúmeras apresentações em diversas cidades do estado do RN, inclusive na capital. Mais tarde, aprendeu a tocar saxofone, instrumento que o revelou para o cenário musical e que o fez conquistar o status e o respeito que hoje possui. E que lhe rendeu o pseudônimo L.C.Sax

MÚSICA COMO PROFISSÃO

Além da banda de música, que foi o seu berço musical, o L.C. Sax, como ficou conhecido no meio artístico-musical, hoje é um dos saxofonistas mais conhecidos e respeitos do interior do RN. Teve passagem por várias de várias bandas de forró da região. Iniciou no extinto Grupo Deliciar, grupo que tinha à frente, o comunicador T.J. Som, depois daí não parou mais. Os convites foram surgindo e o L.C. foi ganhando espaço no cenário musical regional. Teve passagens nas bandas Forró Arretado (Apodi – RN), Forró Balanço de Menina (Mossoró – RN), Zum Zum Baba (Mossoró – RN), Carreteiros Turbinados (Itaú – RN), Anízio Júnior & Forró Pé de Serra (Pau dos Ferros – RN). Fez ainda participações em CD´s de cantores de MPB de Apodi e região: Danilo Nickson, Magno Adiel, Roberto Cruz, Douglas Lima, Israel Pequeno e Alexsandro Bandeira, tendo acompanhado este último por quase três anos. Atual mente ele integra o elenco da banda Anízio Jr. & Forró Pé de Serra (Pau dos Ferros – RN)

EXERCENDO O ÁRDUO PAPEL DE EDUCADOR

Iniciou sua carreira de professor quando ainda era neófito nas letras, para ser mais exato, no ano de 2002. Seu primeiro colégio foi o extinto ILAJ (Apodi – RN), onde lecionou português e redação durante um ano e meio. Em seguida lecionou as mesmas disciplinas (como professor tutor das aulas da professorinha Rokátia) nos colégios: Gerson Lopes, Zenilda Gama e Lourdes Mota. Lecionou ainda (como professor substituto) no Centro Educacional Alvaní de Freitas Dias (CAIC) e na Escola Municipal Francisco Targino (Soledade – Apodi).
Atualmente o L.C. é professor de Língua Portuguesa, Redação, Geografia e Ciências do Colégio Efetivo na cidade de Umarizal-RN e Professor de Português e Redação do Cursinho preparatório para o IFRN - 100% CONCURSOS (Apodi –RN), juntamente com o professor Givanilson Caetano.

Acesse o blog do Professor.
Blog do Professor L.C Sax

Fonte: L.C.Sax