quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ecineide Silva

FRANCISCA ECINEIDE DA SILVA, nasceu no dia 16 de Setembro de 1971, no Sítio Santa Cruz, Apodi RN, filha do casal Jose Antonio da Silva e Francisca Pinheiro Costa e Silva. É casada com Vagner Paulino de Sousa (Agente de Endemias) e mãe de Derek Vagner da Silva Sousa.

Estudou ensino fundamenta l I de 1979 a 1982 na escola Isolada de Soledade II sítio João Pedro (Chapada do Apodi). Ensino fundamental II de 1983 a 1986 foi na escola Municipal Lourdes Mota e de 1987 a 1991 estudou Ensino Médio (Curso Magistério) na Escola Estadual Professor Antonio Dantas.
Atuou nos movimentos Estudantis da cidade, presidiu os grêmios estudantis das Escolas Lourdes Mota e professor Antonio Dantas foi a primeira presidente do Conselho Municipal dos Direitos da mulher de Apodi (CMDMA). Atualmente preside o partido dos trabalhadores de Apodi – PT.
Recebeu graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) em Mossoró / RN em 14/02/1998 e seu trabalho de conclusão de curso – TCC- A VELHICE: Um privilégio ou um Descontentamento?.
Em 11/08/ 2008 concluiu especialização em nível de pós-graduação “ lato Sensu” em Psicopedagogia Institucional pela faculdade Atlântico em Aracaju / SE, com o trabalho de conclusão de curso – A EXCLUSÃO DO AFETO: Como violência doméstica afeta a aprendizagem da criança.


EXPERIENCIAS ACADÊMICAS
Foi bolsista do (PETCIS) Programa Especial de Treinamento em Ciências Sociais. UERN / CAPES (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte no período de Março de 1995 a Março de 1998, como bolsista do PETCIS escreveu as monografias:
O Olhar Antropológico e a Antropologia como Ciência, concluída em Março de 1995
A Associação dos pequenos produtores da comunidade de Água Fria ( Apodi – RN) : Uma análise de como os trabalhadores põem em prática o trabalho coletivo e sua representação sobre este, concluída em Março de 1996.
A qualificação e o uso da mão de obra familiar e assalariada na produção camponesa no assentamento de Catingueira / Baraúna – RN, concluída em Março de 1997.

EXPERIENCIA PROFISSIONAL
2000 - Primeira Assistente Administrativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi
2001 - Professora de Historia na Escola Integração Colégio e Curso e Professora de Redação e Historia Geral na Escola Estadual Professor Antônio Dantas
2009 - Membro do Conselho Gestor da Educação do Campo
 
FUNÇÃO ATUAL
Coordenadora Executiva da ONG Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Reunidas do Município de Apodi /PDA Santa Cruz / Visão Mundial.
Funcionária Pública Municipal concursada ( Professora Especialista)

Biografia enviada por Ecineide Silva

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Prestação de Contas

Quer manter os membros da associação, grupo, ou cooperativa que você faz parte informado suas as finanças das entidades? Neste espaço as entidades podem fazer suas prestações de contas. Está aberto. Envie a prestação de contas para o email tudodeapodi@hotmail.com e nós postaremos para você. 



domingo, 26 de fevereiro de 2012

Relatório do Projeto Cinema para Todos

Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital 
Programa Telecentros.BR 

Monitora: Maria Rosineide Torres Marcolino
Tutora: Ellen Cristina Balland Grupo 07 
Projeto Comunitário: Cinema para Todos

INTRODUÇÃO

Este relatório é de cunho quantitativo e qualitativo e consiste numa fonte de documentação que é exigência do Curso de Formação de Monitores do Programa Telecentros.BR do Projeto da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital. Neste curso uma das principais metas do monitor é criar um projeto que envolva a comunidade do Telecentro onde o mesmo atua. 

Neste relatório serão mostradas todas as fases do Projeto Comunitário Cinema para Todos, desde as idéias iniciais até a sua excussão, veremos a opinião das pessoas da comunidade a respeito desse trabalho e o empenho de cada um para que o projeto fosse efetivado.

DESENVOLVIMENTO

Para a efetivação do projeto comunitário ouve todo um trabalho de organização, planejamento e esforço das partes dos envolvidos. Para isso, foi necessário percorrer diferentes zonas temáticas na plataforma da formação para vermos temas que provocaram reflexões sobre a nossa realidade como: Inclusão Digital, Compartilhamento, Comunicação Comunitária, Telecentros, Comunidade, Cultura Digital, História, Monitor e Redes. Em muitos momentos tivemos oportunidade de trocar informações com outros participantes da formação no intuito de compartilhar idéias e adquirir novos conhecimentos. Durante as atividades na plataforma foram feitos trabalhos relacionados à formação com orientação de um tutor como também trabalhos de campo na comunidade onde o Telecentro está inserido. Estes trabalhos foram realizados com pessoas da comunidade desde os usuários da estação, aos pais e vizinhos da localidade, através de reuniões e debates com temas relacionados ao contexto desse povo.

Começamos a discutir a formação e falar do projeto no início de 2011 e já na segunda fase da formação começamos a argumentar a respeito das reais necessidades da comunidade. Em seguida Foi escolhido o tema para o projeto comunitário. Durante as reuniões (em campo) surgiram muitas sugestões de projetos, visto que os moradores da comunidade tem muitos desejos para serem realizados e os temas mais propostos foram: 
· Curso de edição de vídeo;
· Um cinema;
· Centro de idoso;
· Curso de informática avançado;
· Acessibilidade a todos na estação digital;
· Estrada de qualidade;
· Club recreativo;
· Construção de uma quadra de esporte.

Nos primeiros encontros para se discutir o projeto comunitário os usuários do Telecentro mostraram interesse na criação de um projeto que fosse voltado para um curso de edição de vídeos, considerando que é uma atividade diferente, já na área de informática, além de ser bastante educativa e que iria ajudar na divulgação dos trabalhos da comunidade como também no melhoramento dos conhecimentos das crianças, jovens e adultos da mesma. 

Ao longo do tempo foram surgindo outras opiniões, a equipe do Telecentro incluindo o Comitê Gestor e comunidade analisaram os temas propostos, porém o mais solicitado foi a criação do “Cinema para Todos” Foi perceptível que este projeto iria fazer com quem as pessoas comunidade se apropriassem dos conhecimentos da arte, da política, do meio social e da sua cultura acreditando que os filmes contribuíssem com a integração da sociedade de forma direta, e isso os incentivariam no desenvolvimento de criatividades e na ampliação dos conhecimentos nas diversas áreas.

Depois de a idéia ser aceita pela comunidade, começamos a colocar o projeto para finalmente acontecer, os envolvidos puderam perceber a real importância da criação de um projeto dessa natureza, rico, prazeroso e fruto do esforço da comunidade. Por esta razão a comunidade vem se dedicando ao máximo para a efetivação desse projeto, acreditando ser um trabalho que irá ajudar a nossa gente a crescer ainda mais culturalmente. O objetivo principal do nosso projeto é que seja um trabalho continuo e duradouro. 

O Projeto comunitário vem sendo discutido em várias reuniões, na primeira foi feita uma breve apresentação da Formação de Monitores do Programa Telecentros.BR como também o projeto “Cinema pra todos” que ocorreu na Estação Digital Espaço Virtual, com a presença de representantes de entidades parceiras como: Escola, Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável - COOPAPI, Associação de Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos - AMPC, Grupo de Jovens São Pedro - GRUJOSP, Grupo de Mulheres Mãos Talentosas, comunidade e os monitores do Telecentro. Na oportunidade surgiram muitas idéias de futuros projetos a serem realizado no Cinema para todos como, por exemplo, a criação de documentários desenvolvidos por pessoas da própria comunidade para serem projetados no cinema.
Foto: 1ª reunião de discussão do projeto

As reuniões são de suma importância para o desenvolvimento do projeto, não só por ser um meio de divulgação, mas por ser mais uma maneira de está incluindo as pessoas no projeto de forma que elas sintam-se parte desse trabalho, através dela podemos constatar os anseios dos representantes da comunidade e o desejo de ajudar e colaborar com o desenvolvimento da mesma. Nas demais reuniões houve confecção de folhetos para divulgação e marcamos o dia de irmos ao programa de rádio falar do projeto. 
Foto: Divulgação do projeto em rádio local 

Em relação às divulgações do projeto vem sendo feitas: 
No Blog do projeto (www.estacaoapodi.blogspot.com), 
blog da COOPAPI (www.coopapi.blogspot.com), 
no site (www.tudodeapodi.com), 
no mural da AMPC, Cooperativa e Estação Digital, escola, igreja, no programa de rádio Cooperativismo em Ação da COOPAPI e nas redes sociais.

O Projeto “Cinema para todos” conta com o apoio do Telecentros.BR a Fundação Banco do Brasil, Associação dos Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos - AMPC, Associação Apodiense de Apicultura - ASSAP, Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável - COOPAPI, Escola Municipal Isabel Aurélia Torres - EMIAT, Grupo de Jovens São Pedro - GRUJOSP, Grupo de Mulheres Mãos Talentosas, o site tudodeapodi.com, educandos e representantes da comunidade. 

A estréia do Projeto Cinema para Todos aconteceu no dia 03 de dezembro de 2011, às 19h30min h com a apresentação do filme Desafiando Gigantes no Auditório Padre Theodoro Snidjers, na sede da Associação dos Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos. 

Houve uma participação positiva da comunidade, em torno de 100 pessoas incluindo crianças Jovens e adultos estiveram presentes no local, além da promoção de filmes tivemos distribuição gratuita de pipocas e refrigerantes. Após a apresentação do filme houve a roda de conversa com todos os participantes no intuito de perceber o que cada um pode tirar de proveito do filme.
Foto: Estréia do Cinema para Todos

O Cinema para Todos por ser um projeto bem executado e divulgado ganhou a destaque na formação e foi um dos escolhidos para ser apresentado na 10ª Oficina para Inclusão Digital que se realizou em Vitória – Espírito Santo nos dias 05, 06 e 07 de dezembro/2011. Há dez anos a oficina é um espaço de debates sobre as políticas públicas, ações e projetos do governo e da sociedade civil em torno de inclusão digital a mesma veio para reforçar e aperfeiçoar a idéia de que a inclusão digital pode contribuir na transformação social das comunidades e que os monitores, gestores e coordenadores de telecentros são os responsáveis nesta mudança e transformação.

No dia 25/12 noite de Natal aconteceu mais uma sessão no “cinema para todos”, com apresentação do filme “Maria Mãe do Filho de Deus” um filme muito emocionante que transpõe trechos da Bíblia com doses extras de drama. A participação maior foi das crianças da comunidade e parceiros do projeto.



Dia 01/01/2012 a equipe da Estação Digital incluindo o Comitê e pessoas da comunidade se reuniram para discutir assuntos de interesses da estação e aproveitamos para escolhemos o filme que será apresentado como também a data que ficou para sábado dia 14/01/2012 no Auditório Padre Theodoro. Já no dia 08/01/2012 (domingo) aconteceu reunião mensal da Associação dos Mini produtores de Córrego e comunidade vizinhas, para se discutir as atividades do mês e na oportunidade apresentamos o banner do projeto comunitário e divulgamos o próximo filme a ser apresentado no Cinema pra todos . 

Dia 14/01/2012 aconteceu à primeira sessão de filme do ano de 2012, com uma grande participação da comunidade. O Filme “o presente” é belíssimo, mostra uma realidade que muitas vezes pensamos ser somente nas telas do cinema ou da televisão, porém o filme que nos impulsiona a fazer uma reflexão do nosso cotidiano, quando muitas vezes deixamos que o dinheiro seja a razão de tudo, esquecendo o verdadeiro valor da vida, do amor, dos amigos, da família e entre tantas coisas que fazem parte do nosso cotidiano. De uma forma divertida e emocionante o filme nos traz diversas reflexões, fazendo com que possamos passar de expectadores à protagonista de uma história marcante e verdadeira. A comunidade participou e ao termino da apresentação todos aplaudiram com um olhar de aprovação.

No dia 11/02/2012 aconteceu à sessão cinema kids com a apresentação do “Alvin e os esquilos", o público maior foi das crianças que se divertiram muito.
Logo após cada projeção dos filmes ou documentários acontece uma roda de conversa sobre os filmes apresentados, em seguida acontece pesquisas comunitária na perspectiva de percebemos como a comunidade vê e interage com o cinema e quais os filmes que eles desejam que sejam apresentados.

Todas as atividades executadas vêm contribuindo para que o projeto tenha uma boa aceitação, e apesar do curto tempo na prática já se percebe um aumento da participação comunitária, dos usuários no Telecentro, como também nas atividades socioculturais na Comunidade.

CONCLUSÃO

Convém falar da importância da formação para nossa comunidade e para os jovens que tiveram a oportunidade de aprender na plataforma não só na sua forma metodológica, mas principalmente nos momentos de trocas de experiências com as pessoas do curso em geral e também com todos da nossa comunidade, pessoas essas que fazem parte do nosso cotidiano, mas que muitas vezes nós não conseguimos ver quais são realmente seus desejos e anseios dentro da comunidade em que estão inseridas.

Acredito que este curso para formação de monitores, é uma excelente oportunidade de transformação social visto que ele proporciona a todos um rico aprendizado e nos encoraja a fazer trabalhos comunitários que na maioria das vezes são difíceis de serem realizados sozinhos, porém se torna fácil a partir do momento em que todos colaboram e fazem sua parte e o projeto comunitário é um grande exemplo disso.

Matéria enviada por Rosi Torres - educadora social.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Fotos do Carnaval 2012 em Apodi RN

Evento: Carnaval 2012 de Apodi RN
Local: Calçadão da Lagoa
Período: 17 a 21 de fevereiro de 2012.

Bonde do Maluco no Carnaval 2012 Apodi - baixar

Evento: Bonde do Maluco no Carnaval de Apodi
Dia: 20-02-2012
Local: Calçadão da Lagoa do Apodi
Fonte: Hugo Designer - 4shared

Clique aqui para baixar

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Projeto comunitário da Estação Digital de Apodi leva cultura e diversão para as pessoas


Na Estação Digital Espaço Virtual em Apodi-RN, a Educadora Social Rosineide Torres criou um espaço de entretenimento e troca de conhecimento entre os moradores da comunidade local. O projeto Cinema para Todos coloca em cartaz mensalmente um filme que é projetado para em média 60 telespectadores.

Quem é que nunca sonhou em ter um cinema bem pertinho de casa? Levar todos os amigos para assistir um filme em um momento de diversão e descontração. Na Estação Digital de Apodi a diversão e construção de conhecimento é garantida graças a monitora que está buscando, a sua maneira, mudar a realidade da comunidade local.

Sabe quando você assiste a um filme super legal e quer comentar com os seus amigos? Pois é, esse debate entre os telespectadores faz parte do projeto da Educadora. No final de cada sessão eles fazem uma roda de debates para conversarem sobre o propósito e mensagem dos filmes. Todos os títulos são escolhidos com o intuito de fazer com que eles reflitam sobre algum tema em destaque. “As crianças adoram!”, conta Rosi

E a ideia agradou tanto que a comunidade e os comerciantes locais oferecem pipoca e refrigerante para serem servidos durante a sessão. A educadora enfatiza a importância do projeto para a comunidade: “As pessoas aqui não tem opção de lazer e diversão. O cinema é uma oportunidade deles estarem interagindo com as outras pessoas e participando das atividades sociocultural e a participação mais ativa na estação digital ”.

A iniciativa é parte do projeto de formação a distância do programa Telecentros.Br no qual a monitora está em fase de conclusão. Os educadores sociais envolvidos nos projetos de inclusão digital da Fundação Banco do Brasil devem desenvolver quatro horas de atividades dentro da Estação e duas horas de formação online diariamente.
 

Quem quiser conhecer e acompanhar o projeto é só acessar o Blog da Estação Digital Espaço Virtual.

Fonte: blogdasestacoes.org.br/

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Solteirões no carnaval de Apodi 21-02-2012 - baixar

Evento: Solteirões do Forró no Carnaval de Apodi 2012
Dia: 21-02-2012
Local: Calçadão da Lagoa
Fonte: Hugo Designer - 4shared

Clique aqui para baixar

Banda Tabakana no Carnaval de Apodi - 20-02-2012 - baixar

Evento: Banda Tabakana no Carnaval de Apodi
Dia: 20-02-2012
Local: Calçadão da Lagoa do Apodi
Fonte: Hugo Designer - 4shared

Clique aqui para baixar

Wilson Oliveira - WO

Aos 21 de agosto de 1970, nascia na Maternidade Claudina Pinto, em Apodi/RN o revolucionário e criativo Wilson Oliveira, também conhecido por WO, filho de familia humilde teve uma infância normal como as demais crianças. Dos 13 aos 17 anos estudou no Colégio Agrícola em Ceará-Mirim/RN, dos 18 aos 19 anos na Casa do Estudante em Natal/RN. Dos 20 aos 22 anos morou no Rio Branco/AC na construção da BR 364 que liga Porto Velho/RO ao Rio Branco/AC. Retornando a cidade de origem começa a colocar em prática algumas experiências sociais, entre as de destaques a famosa FESTA DO FEIJÃO COM ARROZ nos anos de 1993, 1995, 1997 e 1999 das quais foram arrecadados e doados à população carente mais de 10 toneladas de alimentos que ajudaram as famílias nos momentos difíceis. 

Mas a vida do entusiasta não foi só flores. Teve anos que Wilson foi acusado de invadir uma delegacia levar as armas e soltar os presos que ali estavam, posteriormente foi absolvido das acusações. Nos anos seguintes Wilson foi detido na capital do estado e ficou recluso durante anos. dentro das unidades prisionais de Natal e Mossoró o criativo se superou trabalhando em diversas áreas e fez com que seus dias por lá fossem diminuídos. 

Quando saiu da reclusão ficou alguns dias viabilizando novos projetos entre eles a de montar uma locadora de computadores. A idéia surgiu pensando nos mais carentes que não tinham acesso à uma máquina que para época era privilégio de poucos, para se conseguir tal proeza Wilson primeiramente ingressou na faculdade, depois conseguiu abrir uma conta universitária, e com ela comprou inicialmente 03 pcs, depois que depois foi aumentando gradativamente até atingir um total de 27 computadores tornando se a 2ª maior locadora do estado, DIANET era o nome do empreendimento. Esta foi a 1ª de Apodi, a 2ª do oeste e a 3ª do RN no ano de 2003. 
Passaram por lá mais de 5.000 mil pessoas durante o tempo de funcionamento, a renda máximo/dia foi de R$ 220,00 e a mínima de R$ 1.00. Na cidade Wilson estimulou as empresas de provedores a expandir para zona rural, sendo beneficiadas as comunidades de Soledade, Melancias e as outras comunidades do município.

Com o tempo o governo foi dando subsídio e a população foi tendo acesso a essa tecnologia, o movimento foi caindo e Wilson foi migrando de ramo. Desde em 2003 já gravava vídeos de acontecimentos da região em suas câmeras fotográficas mas não tinha onde postar, mas a partir de 2008 Wilson articula um projeto mais sustentável, desta vez a ingressão dos vídeos na internet., onde teve a junção de vídeos+fotos e noticias deu a origem a um dos site mais visualizados do Rio Grande do Norte que ganhou o nome de TV OESTE. 

WO desenvolve um projeto macro, que sozinho faz toda a produção do site, com foto, filtro, edição, câmera, reportagem, vídeos, envios e atualização, serviço de 08 pessoas. Até essa data os números registram no youtube cerca de 14 mil seguidores de todos os lugares do mundo, com mais de 1800 vídeos com quase 02 milhões de acessos reais, e no site nos 502 eventos foi postado mais de 60 mil fotos que totalizam 06 milhões de visualizações. Os dias de maiores picos chegaram a 42 mil visitas/dia, o esforço tem sido implacável para se ter uma idéia em apenas 29 dias do mês de janeiro de 2012 Wilson Oliveira cobriu 36 eventos, mais de 01 por dia. Por essa atitude e por outras que tornam essa figura como referência em toda rede de tecnologia da internet. O site foi derrubado algumas vezes por excesso de acessos diários dos internautas. 


Informações enviadas por WO.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Rumo as 500 postagens. Mande a sua postagem pra gente

Atenção, você que é divulgador da história e da cultura apodiense. Quer divulgar a história da sua comunidade? uma foto? um fato marcante? é só enviar para o email tudodeapodi@hotmail.com e a gente publica.

Estamos com a campanha " Rumo as 500 postagens do blog Tudo de Apodi".

Sua postagem será publicada e seu nome, evidentemente também como autor da matéria. Fique a vontade. Estamos aguardando.



Rádio AM Vale do Apodi 1030


A Rádio AM Vale do Apodi (1030) inaugurada no dia 23 de junho de 2002, vem se dedicando a cobrir os principais fatos que acontecem no dia em Apodi e no Grande Oeste potiguar, deixando o ouvinte inteirado sobre todos os fatos em variados setores, mesclando a boa música e a informação de primeira.

A emissora conta com a administração do diretor geral, Fernando Magalhães, e segundo o mesmo   chegada da rádio revelou um antigo sonho da população apodiense que durava várias décadas.


Em Apodi está instalada a rádio que tem um raio de abrangência chegando hà cerca de 70 municípios do Grande Oeste potiguar, Vale do Jaguaribe no Ceará e Alto Sertão paraibano.

A rádio tem uma linha independente e chegou para valorizar a cidadania e ser a voz do agricultor, estudante sem perspectivas de futuro, trabalhador na defesa dos seus direitos. A emissora tem noticiário local, regional, nacional e internacional do rádio potiguar. A Voz do Oeste é única do Rio Grande do Norte a ter parceria com o Sistema de Rádio Jovem Pan Sat, de São Paulo, o que proporcionará uma rica programação jornalística.

Considerada por muitos como um marco para o desenvolvimento do município, a Voz do Oeste conta com uma mega estrutura física e operacional e em termos tecnológicos que poucas rádios do interior do Nordeste contam. Ela dispõe de sofisticados meios para dinamizar a sua programação, desde uma rede formada por computadores todos interligados à internet, com instalações de programas de informática como o engiradio e outros, que agilizam a execução das programações jornalísticas, musicais, de serviços e comercial. Todos os equipamentos de transmissão e estúdios são digitais, o que proporciona um som bem melhor para os ouvintes.

Contatos:
Telefone: (84) 3333-2512
Blog: http://www.radiovaledoapodiam1030.blogspot.com/
Obs.: Clique no link para ouvir a rádio ao vivo.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Convênio liberado para construção de passagem molhada em 08-02-2012

Os convênios do município de APODI/RN que receberam seu último repasse no período de 07/02/2012 a 13/02/2012 estão relacionados abaixo:
--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 724182
Objeto: Construcao de 02 (duas) passagens molhadas
Órgão Superior: MINISTERIO DA INTEGRACAO NACIONAL
Convenente: APODI PREFEITURA
Valor Total: R$1.200.000,00
Data da Última Liberação: 08/02/2012
Valor da Última Liberação: R$400.000,00

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Antônio Leão, apodiense que recebeu o primeiro transplante bilateral no Ceará

Antônio Leão é 2˚ da esquerda para a direita ainda jovem 
O procedimento foi feito pela equipe médica do Hospital de Messejana; o paciente beneficiado é um potiguar de 52 anos

O Estado do Ceará conquistou, ontem, mais uma vitória na área da saúde. A equipe médica do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital do Coração de Messejana) realizou o primeiro transplante bilateral de pulmão do Norte/Nordeste e do Centro-Oeste. O procedimento foi realizado, anteriormente, nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

O beneficiado com a cirurgia foi o pintor apodiense Antônio Gomes de Oliveira, 52, anos   Segundo a coordenadora clínica do Transplante de Pulmão do Hospital de Messejana, Cyntia Viana, há cerca de quatro anos o paciente sofria com um enfisema pulmonar, doença crônica na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos. O problema, explica, é muitas vezes provocado pelo tabagismo.

Há pelo menos dois anos, Antônio Gomes era dependente de oxigênio artificial para sobreviver. "Ele estava na fila há cerca de um mês, mas há três meses já se preparava para fazer o procedimento. Essa é mais uma vitória para a equipe médica do Hospital do Coração e para o Ceará".
 

João de Deus de Oliveira, irmão do paciente, conta que, além de ser fumante, Antônio Gomes trabalhava com solvente e tinta, o que pode ter prejudicado o quadro. Conforme João, ele e o irmão já tinham ido para Natal e Mossoró para realizar tratamento, mas, segundo os médicos, somente o transplante de pulmão bilateral resolveria o problema.

Foi então que eles receberam indicação de procurar o Hospital de Messejana e decidiram residir em Fortaleza. "Estamos morando próximo ao hospital, recebemos ajuda de amigos para nos manter, tenho fé de que vai dar tudo certo e meu irmão vai ficar curado dessa doença graças à medicina do Ceará", ressalta.

Cyntia Viana destaca que, atualmente, o Ceará é o terceiro polo brasileiro a realizar o transplante de pulmão no Brasil e, desde o dia 14 de junho do ano passado, quando foi realizado o primeiro transplante de pulmão do Estado, outras quatro cirurgias foram feitas, totalizando cinco transplantes de pulmão ao todo. Ainda de acordo com a coordenadora, apenas uma pessoa aguarda na fila à espera de pulmão e outros dez pacientes estão sendo avaliados.

Cyntia explica que o transplante de pulmão bilateral possibilita uma maior sobrevida ao paciente e é recomendado para casos de enfisema pulmonar e fibrose cística. No entanto, este é um procedimento mais delicado do que o unilateral e, por isso, requer mais cuidado.

Ainda, segundo a coordenadora clínica, são cerca de dez horas de cirurgia e, por questões de segurança, o procedimento é realizado apenas em pacientes de até 55 anos de idade. Ela destaca que, para a cirurgia, foram necessários seis cirurgiões, dois clínicos, dois pneumologistas, dois anestesistas, além de enfermeiros e técnicos.

O Ceará encerrou 2011 com 1.292 transplantes de órgãos e tecidos realizados. São 417 cirurgias do gênero a mais do que o total de 875 procedimentos feitos em 2010. Fazendo uma retrospectiva dos números, já são cinco anos de recordes. Enquanto no ano de 2006, a quantidade de transplantes foi de 446, em 2007, este número subiu para 654. Em 2008, um novo salto com 739 transplantes realizados e, em 2009, 767.

Doe de Coração

A Fundação Edson Queiroz levantou, em 2003, a bandeira a favor da doação de órgãos no Ceará com a campanha "Doe de Coração". Desde então, o número de doações não parou de crescer, o que demonstra que a iniciativa informa e contribui para a quebra de tabus relacionados à doação de órgãos.

Segundo Eliana Barbosa, coordenadora da Central de Transplante do Ceará, em 2003, quando a campanha foi lançada, o Estado deu um salto significativo nos transplantes. Em 2000, foram 272 transplantes, em 2001, caía para 202. Mas, em 2003, começou um processo crescente desses procedimentos. Em 2002, foram 296. No ano seguinte, foram para 420 e, em seguida, para 559.

Ainda de acordo com ela, os transplantes realizados em janeiro deste ano, que no total foram 97, já ultrapassaram os realizados em janeiro do ano passado, quando foram feitos 80 procedimentos no Estado. "Os dados demonstram o potencial de crescimento das doações e a força da campanha Doe de Coração", analisa Eliana.

Copiado do blog Apodiário.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Engenhocas do nosso Apodi

Por Antonio Fernandes:

Antigo cata-vento na região da Chapada do Apodi usado na geração de energia nos tempos em que casas da zona rural do nosso município não tinha energia elétrica.

A energia gerada pelo vento chama-se eólica e inclui-se na categoria das energias limpas por não agredir o meio ambiente.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Entre em contato conosco


Projetos

Temos a pretensão de, neste espaço divulgar trabalhos do poder público, gestores, empresas, igrejas com relação a projetos no município de Apodi. 

Temos a ideia  de dividir esta seção da seguinte forma: 
- Projetos educacionais;
- Projetos escolares;
- Projetos de pesquisa e extensão;
- Projetos ambientais;
- Projetos sociais;
- outros.

O que vocês acham? Pode ser feita a divisão da seguinte maneira? Você propõe mudança. Fique a vontade. A propósito: Você conhece algum projeto que está sendo realizado em Apodi: Mande pra gente: tudodeapodi@hotmail.com.



Cinema para Todos apresenta filme Alvin e os esquilos hoje - 11-01-12

Atenção: Hoje a noite (11/02/2012), tem o filme "Alvin e os esquilos" no Auditório Padre Theodoro Snidjers, na sede da Associação dos Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos, a partir das 19:30 h.
Todos estão convidados.
Quem promove o evento é a equipe do projeto Cinema para Todos e a Estação Digital Espaço Virtual MIDEP Apodi/RN através do Projeto Telecentros Br.


Programação da Rádio FM Luta

A Rádio Luta FM de Apodi completa agora em 2012 cinco anos de sua fundação definitiva. A Rádio funcionava desde 1996 em caráter comunitário, na frequência 100,7 MHz, mas no ano de 2007 ela foi concedida a funcionar de forma educativa e a frequência passou a ser 88,5 MHz.
A Rádio Luta pertence à Fundação Ulysses Guimarães de Apodi, Rio Grande do Norte.
Conheça um pouco da programação e a equipe da emissora:
Daniel Filho, apresenta o Programa Coisa da Gente, de 05 à 06h30min de segunda a sábado e Estação Popula aos sábados de 13 às 16 horas.
Pastor Davi Marroc Texeira, pastor que apresenta o Program Voz Evangélica da Igreja de Cristo, de 06h30 às 07 horas, de segunda a sexta e de 07 às 08 horas, sábado e domingo.
Auderivan Marnho, apresenta o Programa Musical Evangélico, de segunda a sexta, de 07 às 08 horas e o Show de Esportes, de 11 às 11h30min.
Jeová Gurgel, apresenta o Programa Show da Manhã, de 08 às 11 horas, de segunda a sexta. Equipe do do Show da Manhã: Jeová, Lais e Luizinho Silva.
Tibúrcio Marinho
Galego do Del Rey.
Tibúrcio Marinho apresenta o Programa Em Dia com os Fatos, de 12 às 13 horas, de segunda a sexta.
Celina Oliveira, apresenta o Programa 100% Sucesso, de 13 às 15 horas, de segunda a sexta.
César Augusto, apresenta o Programa Tarde Espetacular, de 15 às 18 horas, de segunda a sexta.
Cortez, apresenta o Programa Palavra Boa, de 18 às 19 horas, de segunda a sexta. Programa da Igreja Católica de Apodi.
Patrícia Rejane, apresenta o Programa Rádio Revista, todos os sábados, de 08 às 10 da manhã.

Erivan Morais, apresenta os Programas Educação no Ar, de 10 às 11, Informativo 88 de 11:30 às 12, Apodi Canta Aqui, de 19 às 20h30min, nos sábados e o Estação Musical, de 14 às 17 horas nos domingos.
Júnior Sousa, Diretor Geral da emissora, que também apresenta o Programa Informativo 88.
Bruno Morais, sonoplasta.
Luizinho Silva, sonoplasta.

Cinco anos da Rádio Luta FM de muito sucesso e muita audiência. Tá na Luta, Tá bom demais!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Igreja Batista de Apodi

A Congregação Batista de Apodi, fundada no dia 25 de dezembro de 1962, em um concílio com os seguintes pastores: Gabino Brelaz, Diomédio Alves da Silva e Antonio Gomes da Paz.
Lido o pacto das Igrejas Batistas, foi aceito por unanimidade de votos por todos os membros.
A Igreja que tomou nome de: Igreja Batista de Apodi. Depois o presidente do Concílio Pastor Gabino Brelaz, procura levar os irmãos a escolherem a nova diretoria da Igreja ficando assim:
Moderador: Pastor Diomédio Alves da Silva
1ª Secretária: Natividade Gurgel
2ª secretária: Maria das Graças Duarte
Tesoureiro: João de Deus Gomes.
A Igreja já teve alguns ministérios sociais. A Escola Batista, que posteriormente ficou conhecida como Colégio Batista Cornélio Alves – teve início em 1963 e fechou suas portas em 2005, contribuindo para a formação secular e espiritual de muitos cidadãos apodienses.
Teve também um curso de datilografia que funcionou até o pastorado de Antonio Teixeira.
Diretoria Atual – 2011/2012
Moderador: Pastor Francisco Welitton de Souza, desde 2004.
Vice Moderador: Elpídio Wellington
1ª Secretário: Jonas Firmino Filho
2ª secretária: Salete Nogueira
Tesoureiro: Neide Nogueira.
Presidente dos Jovens: Francisco Océlio Moreira Gama

Em 2012 a Igreja Batista de Apodi completa 50 anos de atuação em nosso município. Parabéns pelo belo trabalho. 

Informações e fotos enviadas por Océlio Gama.