sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Programa Mulheres Mil oferece curso para mulheres em Apodi


Convidamos as mulheres que participam dos programas sociais Peti, ProJovem, Centro Social do Idoso, CRAS e mulheres em geral para participarem de uma reunião no dia 19 de Setembro às 09:00 h, na Associação Atlética Banco do Brasi (AABB) para discutirmos a implantação no Projeto Mulheres Mil do Governo Federal na zona urbana de Apodi. O Programa Mulheres Mil é coordenado em Apodi pelo IFRN, que atua em parceria com ongs e Programas Sociais.

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. O programa Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal. Ele foi instituído pela Portaria do MEC nº 1.015, publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de julho, seção 1, página 38.
Os cursos são organizados de acordo com os saberes que as mulheres possuem e com os arranjos produtivos locais, pois o programa visa a formação profissional, a elevação da escolaridade e a inserção no mundo do trabalho”, explica Stela Rosa, coordenadora do Mulheres Mil. “Trabalhamos com mulheres adultas de 18 a 70 anos nos campi de institutos federais de todo o Brasil, que ministram cursos em diversas as áreas.”
Metas – Até 2014 serão beneficiadas 100 mil brasileiras com ações que aliam a formação profissional à elevação de escolaridade. Parte integrante do Brasil Sem Miséria, o Mulheres Mil foi instituído como programa em 2011. Entre 2007 e 2010 a iniciativa funcionou como projeto-piloto em 13 estados das regiões Norte e Nordeste em uma parceria entre institutos federais e instituições canadenses, quando mais de mil mulheres foram beneficiadas.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Comunidade de Queimadas vive festa alusiva a Nossa Senhora das Dores


Tema: Juventude e Fé
Lema: Feliz àquela que acreditou (Lc 1,45)

Caríssimos irmãos e irmãs: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Caríssimos, estamos vivendo mais um tempo de graça em nossa comunidade, e desta vez mais do que nunca temos motivos para nos alegrar e festejar nosso Senhor Jesus Cristo por meio de sua Santíssima mãe, a Virgem Maria, aqui devotamente acolhida como Nossa Senhora das Dores. Esse ano, movidos pela graça de Deus, estaremos meditando nas dores que separam nossa Juventude da verdadeira fé, conclamando o ano da fé instituído pela Santa Sé, e concelebrando o ano em que antecede a Jornada Mundial da Juventude.

A devoção a Nossa Senhora das Dores surge representada em seus novenários pela meditação das dores de Maria, por sete espadas no seu coração imaculado, dado ter sido trespassada por uma espada de dor, quando da Paixão e Morte de seu Filho, unindo-se ao seu sacrifício enquanto redentor e sendo por isso chamada pelos teólogos de Corredentora do Género Humano. A Novena de Nossa Senhora das Dores, suscita em nós o desejo de partilhar nossa vida e nossa solidariedade com aqueles que sofrem como a mãe de nosso Senhor, que desde a profecia do velho Simeão até a morte de seu filho, foi fiel, aos desígnios de Deus, perseverante e confiante na difícil missão.

Assim movidos na graça do Espirito Santo que nos conduz a santidade por meio da observância e meditação das dores de nossa mãe, é que elaboramos é que convidamos a comunidade católica de Apodi a se unir nesse mutirão de fé, unindo-nos em novenários de Nossa Senhora das Dores, que tem como base o Oficio Divino das Comunidade, adotado na Paroquia de Apodi. Haverá missa com nosso Bispo, haverá concursos

Maria mãe das Dores, que se deixou inundar pela luz do Espirito Santo ao acolher o Verbo de Deus, tornando-se bem aventurada porque acreditou, (“Feliz àquela que acreditou (Lc 1,45)”), nos oriente e ajude a acolher Jesus e a abraçar humildemente a vontade do Pai, orando com toda fé por nossa juventude.

Deus esteja conosco forte abraço fraterno.

Capela de Nossa Senhora das Dores Sitio Queimadas Apodi 
 
Matéria enviada por Jerlândio Moreira