segunda-feira, 31 de março de 2014

Caboclo de Manú - ex-vereador

FRANCISCO SILVEIRA, mais conhecido pela alcunha de “Caboclo de Manú”, natural de Apodi, nasceu no dia 08 de maio de 1926, filho de Manoel Cariolano da Silveira(Manú) e de Isaura Plácida da Silveira. 

Em 1946 casou-se em primeiras núpcias com Maria das Graças Silveira, filha legítima de João Tito de Carvalho e dona Estefânia Freire. Era a mãe da Primeira Prefeita de Apodi, Maria Gorete da Silveira Pinto. Caboclo foi vereador em Apodi em 08 mandatos, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Presidente do Clube de Apodi, onde hoje funciona a ACDA. 

Foi eleito vereador do Apodi nos seguintes anos: 
05 de janeiro de 1958; 07 de outubro de 1962; 15 de novembro de 1968; 15 de novembro de 1972; 15 de novembro de 1976. É considerada a pessoa que mais teve mandatos de vereador no município de Apodi. Atualmente é casado com...


OBS: Quem tiver mais informações sobre seu Cabloco de Manú, por favor nos envie um email para tudodeapodi.@hotmail.com

Poema brega - Aluísio Barros

Dói te ver corroendo-se assim
dependurada, arrastando-se em fumaças;
teu corpo em pó de consumindo
vai explodindo toda a dor
de um coração tão só, tão triste e vivo.

Quisera estar contigo em tua agonia
ensinar-te novamente a viajar em pleno dia:

- Sem fumaça, sem bebida,
todo o pó de tua estrada eu limparia
e faria de tua vida mais que uma vida!

Corrói a dor de tua voz
rastejando-se entre doses e cigarros;
pra que sofrer assim tamanha dor;
deixe que eu te arranque de teus braços;
- Vem, em minha estrada há espaços pra nós dois.

"Anjo Torto"
Aluísio Barros

Historiadores e pesquisadores de Apodi

Que tal criamos uma lista dos Historiadores/pesquisadores do nosso município? 
Segue abaixo alguns nomes e o link de suas biografias.






Maria Auxiliadora da Silva Maia(Dôdora)

Raimundo Marinho Pinto

José Maria das Chagas(Jota Maria) - Natural de Mossoró - RN, mais é apodiense de coração. 

Antonio Praxedes Filho



Lucia Maria Tavares


Romildo Júnior 


Francisco Veríssimo de Sousa Neto

Nota do blog: :Em breve, estaremos postando os dados biográficos de todos os historiadors/pesquisadores de nosso Apodi. Se você acha que está faltando algum nome nesta lista, então nos envie um email para tudodeapodi@hotmail.com que postaremos com todo prazer. Se possível, também nos envie uma foto. Infelizmente ainda não encontramos a foto do historiador Oliveira Coriolano. Quem puder ajudar fique a vontade. 

    domingo, 30 de março de 2014

    Estamos de volta!

    Avisamos a todos os e-leitores do blog Tudo de Apodi que estamos de volta com nossas postagens. Estivemos fora do ar por alguns dias devido a um vírus que invadiu o nosso site, mas felizmente conseguimos elimina-lo. 

    Agradecemos a todos pelas mensagens perguntando pela volta do nosso blog. É muito bom saber que o Tudo de Apodi é muito querido por seus leitores. 

    Só relembrando que vocês podem ficar a vontade para nos mandar uma matéria através do email tudoeapodi.com que postaremos com todo prazer.

    Atenciosamente
    Equipe Tudo de Apodi 

    Zuleide Marinho - 1ª Vice-prefeita de Apodi

    MARIA ZULEIDE MARINHO, a primeira vice-prefeita do nosso município, na época em que o prefeito foi Simão Nogueira Neto, filha de Antonio Francisco de Lima e de Julia Senhorinha de Lima, nasceu em 26 de setembro de 1944, no Sítio São Lourenço, em Apodi-RN. Estudo no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Mossoró-RN e concluiu o projeto Logos II em Apodi. 

    Aos 17 anos, casou-se com o ex-prefeito Hélio Morais Marinho. Desse consórcio teve os seguintes filhos:  Antonio Filho Neto, Maria Eliomar Marinho, Marcos Marcondes Marinho, Maria Gecina Marinho, Hélio Morais Marinho Filho e Marcelo Marinho.
    Foi professora primária na Escola Estadual Ferreira Pinto e na Escola Isolada São Lourenço. No período de 1983 – 1986, foi Secretária Municipal do Bem-Estar Social e Primeira Dama de Apodi. Em 15 de novembro de 1988, foi eleita a primeira vice-prefeita de Apodi. 

    A veia política teria sido uma herança de seu marido, Hélio Marinho, pois o mesmo foi grande líder político no município. Teve, em seguida, um de seus filhos, Marcondes Marinho, eleito, por duas vezes, vereador. Zuleide talvez não aspire mais um posto na política local, mas já deixou seu nome marcado na história como primeira vice-prefeita de Apodi.   

    Fonte: "Paisagens Femininas de Apodi - Maio de 2006 - Vilmaci Viana".

    Desejos poéticos

    Quero versos simples
    como estrelas embriagadas
    brincando no cosmos;
    como quero, também,
    o amor simples
    de beijo-rápido
    e quente
    como a chama
    que risca o céu de estrelas
    de meu quarto.

    "Anjo Torto"
    Aluísio Barros de Oliveira 

    sábado, 29 de março de 2014

    Professores

    1. Uma professora leiga futurista - Por José Lopes de Oliveira 

    Welitton Souza - pastor

    FRANCISCO WELITTON DE SOUZA, mas conhecido como Pastor Welitton, nasceu no dia 13 de outubro de 1971, na comunidade de Bela Fonte, município de Apodi,(mas é natural de Severiano Melo por ter sido registrado naquele município), Filho de Osvaldo Lima de Souza e Maria Marlene Melo de Souza, é neto do valoroso Adonias Soares (Adonias da Bela fonte) mudou-se para a cidade em 1980 para estudar na casa de parentes e concluiu seus estudos em solo apodiense. Cursou a faculdade de Geografia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Na década de 1990 lecionou nos colégios Nossa Senhora da Conceição, Cornélio Alves e no instituto Leodecio Alves Jerônimo, todos no município de Apodi. 
    É professor da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte desde o ano 2000 e da rede municipal de Educação desde 2002, é especialista em Educação Ambiente e Geografia do semiárido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN. 
    Abraçou a fé evangélica no ano de 1989, tornando-se em pouco tempo pregador do evangelho de Jesus. Cursou Bacharel livre em teologia pelo Seminário teológico Batista Potiguar; É pastor da Igreja Batista de Apodi há dez anos e professor do Seminário Teológico Congregacional em Apodi. É casado com Edvanira Medeiro Marinho de Souza e tem duas filhas.

    quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

    Os sonhos morrem primeiro - Aluísio Barros

    Já não mora na janela
    da casa da esquina
    a moça que guardou o seu nome
    dos homens da outra esquina.

    Ela foi tragada
    pelos fantasmas
    que criou
    e desapareceu tonta
    pelas esquinas
    e veredas
    do alto-do-louvor.
    Ela enganou-se de homem
    e foi morar com a dor.
    Agora, anda tonta,
    de fome
    e seca de amor.

    "Anjo Torto"
    Aluísio Barros de Oliveira

    terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

    Vida... - Aluísio Barros

    Vida
    dia suspenso
    confuso
    turvo
    sisudo
    Meu poeta busca o dia
    como uma criança
    no ventre da mãe
    num movimento inútil
    prematuro
    inseguro
    no escuro
    meu poeta busca a luz
    pra soltar o verbo
    o corpo
    ver o verso pelo avesso
    meu poeta revisa a vida
    e treme
    diante da solidão que invade
    cada verso inútil...

    "Anjo Torto"
    Aluísio Barros de Oliveira

    Campus Apodi realiza 2ª EXPOTEC com grande êxito

    Campus Apodi realiza 2ª EXPOTEC com grande êxito
    A semana de 17 a 21 de fevereiro ficará marcada na história do Campus Apodi, pela realização de mais um grande evento: a II EXPOTEC (Exposição Científica, tecnológica e Cultural), que teve como tema: “Educação, Ciência e Tecnologia na contemporaneidade: Desafios e Perspectivas.

    As atividades tiveram início logo às sete horas do dia 17/02, com uma corrida rústica, que contou com a participação de professores, técnicos, servidores terceirizados e alunos.

    Nos dias 17/02 e 18/02, ocorreram os jogos internos, com a participação de professores, funcionários e alunos, nas modalidades futsal, handebool, basquete, tênis de mesa,xadrez e natação. As atividades esportivas foram marcadas pelo espírito desportivo dos atletas e pela grande presença das torcidas, o que demonstrou a integração da comunidade acadêmica no evento.

    As atividades acadêmicas e culturais tiveram início dia 19/02, com a mesa-redonda Desafios e perspectivas da implantação do projeto de irrigação da Chapada do Apodi, que contou com a participação da professora Bernadete Freitas – UECE, e de Emerson Fernandes – Superintendente do DNOCS, tendo como mediador, o professor Jonas Freire – IFRN/Campus Apodi.

    Do dia 19/02 ao dia 21/02, foram realizadas oficinas, minicursos, e palestras, nas diversas áreas de atuação do Campus. A programação da 2ª EXPOTEC ainda contou com apresentações de trabalhos científicos, através de banners, apresentações teatrais e exposições de trabalhos dos alunos, realizados no decorrer do ano letivo de 2013.

    Um fato bastante positivo foi a participação da comunidade nas apresentações culturais, que lotaram o auditório. Nessa programação, no dia 19/02, o poeta Antônio Francisco encantou o público, recitando seus poemas e os alunos do Campusfinalizaram as apresentações artístico-culturais desse dia com o espetáculo teatral “Vida Severina: a saga do retirante nordestino”. No dia 20/02, a plateia foi contemplada com a brilhante apresentação do grupo Vocal Acorde e com mais uma belíssima apresentação teatral intitulada “Itinerário de Pasárgada”; logo em seguida, ocorreu a entrega da premiação aos vencedores dos I Jogos Internos. Encerrando a programação deste dia, a Banda Lenda Urbana fez a apresentação, Tributo ao Rock Nacional, atendendo às expectativas do público presente. No dia 21/02, para encerrar a 2ª EXPOTEC em grande estilo, tivemos a magnífica apresentação do Coral Canto do Povo, interpretando a obra Missa das Crianças, de John Rutter.

    Para conferir mais fotos acesse a página do Facebook do Câmpus Apodi.

    Para mais informações sobre o Campus Apodi acesse: http://portal.ifrn.edu.br/campus/apodi

    segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

    Poema de fim de tarde - Aluísio Barros

    Não quero ser
    somente o teu
    secreto/discreto
    pensamento
    de fim de tarde
    após o cansado
    expediente da sexta-feira
    quero ir além,
    muito além,
    do teu medo
    de ter-me
    por inteiro:
    corpo e alma
    sem ser só teu.
    Quero ser
    meu e teu...

    "Anjo Torto" 
    Aluísio Barros de Oliveira 

    Isabel Aurélia Torres participa da 2ª Expotec do Campus Apodi

    A Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres, visitou nesta sexta-feira (21/02) a II EXPOTEC do IFRN/Campus Apodi. O Evento foi realizado de 17 a 21 de fevereiro de 2014 e teve como temática central "Educação, Ciência e Tecnologia na Contemporaneidade: Desafios e Perspectivas".

    A programação do evento reuniu um conjunto de atividades, entre elas: apresentações e exposições artístico-culturais, palestras, minicursos, mesas redondas, oficinas, corrida rústica e jogos internos. 












    Veja mais fotos clicando aqui

    domingo, 23 de fevereiro de 2014

    Linda menina - Paulo Filho Dantas

    “Linda menina
    Da pele morena
    Você envenena
    O meu coração
    Só posso pedir
    Para não me iludir
    Senão vou ficar
    Sozinho na mão

    Linda menina
    Da pele macia
    De noite, de dia
    Só sei te adorar
    Ficando sozinho
    Falta o carinho
    Falta o abraço
    Quem vai me dar?

    Linda menina
    Alegre, encantada
    Que não é calada
    De bom conversar
    Aceite essa poesia
    Te fiz com alegria
    Sabes o que sinto
    Que bom te namorar’’

    "Caminhos do Meu Ser"
    Paulo Dantas Magno Filho 

    sábado, 22 de fevereiro de 2014

    A procura - Paulo Filho Dantas

    “O tempo passou de repente
    Eu nem percebi
    Andava a procura de alguém
    Para o amor eu sentir
    Então você eu encontrei
    Logo, logo
    Me apaixonei
    Por isso morro dizendo
    Ninguém te adorará tanto
    O quanto eu te adorei’’.

    "Caminhos do Meu Ser" 
    Paulo Dantas Magno Filho 

    sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

    Linda senhorita- - Paulo Filho Dantas

    “Linda senhorita da pele morena
    Que encontrei numa noite de luar
    Me trazendo um sonho infantil
    Como resistir a ti, pequena
    Se o seu coração não está mais a vagar
    E se é difícil encontrar, controlar
    A paixão que surgiu?

    Sei que a lua há sempre de surgir no céu estrelado
    Perturbando as águas dormentes do mar
    Fazendo-me pensar numa ideia louca
    De contigo fugir
    Num cavalo alado
    Para um inóspito lugar,
    Primeiro beijar tua boca
    E ainda meio nervoso
    Sem me importar com o correr do perigo
    Sem pensar lhe diria:
    Linda senhorita, abandona tudo
    E vem morar comigo’’.

    "Caminhos do Meu Ser"
    Paulo Dantas Magno Filho

    quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

    Te quero, te preciso - Paulo Filho Dantas

    “Te quero morena
    Sempre a sorrir,
    Às vezes que eu pedir
    Para acabar com a solidão,
    Sem nada a temer
    Baixinho vou dizer
    Que é só teu
    O meu coração

    Ah, como preciso
    Sentir pelo menos um pouco
    De ti um beijo, que deixa-me louco
    Sempre com emoção
    Às vezes sem jeito
    Às vezes explode
    Parecendo vulcão

    É difícil parecer gostar,
    É mais, um querer
    E não um parecer,
    É real o namorar
    Por mais que um dia passe
    A cada dia em meu peito
    Um sentimento
    Por você nasce’’.

    "Caminhos do Meu Ser"
    Paulo Dantas Magno Filho 

    quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

    Chuva no sertão - Teresa Machado

    Quando cai uma chuva
    no seio do meu sertão
    Esperança se renova
    Da criança ao ancião
    Com certeza bem fartura
    Acabou complicação