quinta-feira, 29 de novembro de 2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Ciências Sem Fronteiras lança novo edital para mobilidade estudantil

O Programa Ciências Sem Fronteiras (CsF)lançou mais um edital para graduação sanduíche. As inscrições acontecerão do dia 27 de novembro a 14 de janeiro e deverão ser feitas no site do programa. (www.cienciasemfronteiras.gov.br) Estão sendo ofertadas bolsas para diversos países: Austrália (G8/ATN), Alemanha, Canadá (CALDO/CBIE), Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Para saber mais detalhes sobre o programa, o estudante deverá acessar o edital do país de seu interesse, pois o edital é diferente para cada oferta. Para saber se a sua universidade já aderiu ao CsF, você deverá olhar a lista que se encontra no site do programa, mas já adianto que: UFERSA, UERN, IFRN, UFCG, UFPB, e muitas outras, constam na lista das instituições licenciadas ao projeto.

O estudante recebe uma bolsa significativamente muito boa:

Bolsa – 870 euros/mês
Seguro saúde – 70 euros/mês
Auxílio instalação – 1320 euros
Auxílio material – 1000 euros
Passagens de Ida e Volta

Em geral o programa visa contemplar “bons alunos” e alunos que se dedicam bem a sua formação acadêmica. Esse está sendo um dos maiores investimentos acadêmico que o Brasil vem realizando e muitos estudantes vêm tendo a oportunidade de estudar em outro país, aprender uma nova língua e uma nova cultura.

O Conceituando:
Estou tendo a oportunidade de realizar um intercâmbio (França), não pelo Ciências sem Fronteiras, mas pelo BRAFITEC que é quase a mesma coisa, e posso garantir que é uma experiência única. Conhecer uma cultura diferente e aprender uma língua no próprio país é difícil, mas é uma sensação muito boa. Recomendo isso para todos os estudantes universitários, sem exceção. O valor da bolsa é muito bom, é dinheiro suficiente para fazer o que quiser. Se você não fala outra língua, tem a oportunidade de ir para Portugal que é muito bom também e se fala ou está disposto a aprender uma nova língua você pode ir para um país do seu interesse, e independente da nacionalidade, viver um momento único. Então aqui ficam minhas palavras, boa sorte aos interessados e qualquer dúvidas é só entrar em contato com o blog que poderei te passar maiores informações e ajudas.
por Luan Mayk Tôrres Costa

Padre Theodoro Snijders

theodoro
*Feita pelo próprio padre.
Meu nome completo é Theodoro Johannes Franciscus Snijders, nasci na cidade de Helmond na Holanda, no dia 28 de novembro de 1934, sou filho de Johannes Snijders e Henrica Kerkhof.

Minha infância foi igual a da maior parte das crianças, fui batizado na igreja católica e cursei o primário com êxito. Ainda na infância com apenas 13 anos, período em que estava na escola primária, recebi o chamado para servir a Deus e, acompanhando os passos do meu irmão, ingressei no seminário, que ficava próximo a minha casa em Helmond, como noviciado, e logo em seguida fui para Bergen op Zoom.

Durante todo o período de seminarista eu sempre estive convicto do dever que tinha assumido, e que minha vocação para servir a Deus aumentava a cada dia, e que o meu desejo, a minha vontade de me tornar um padre, ficava cada vez mais evidente e eu ensaiava para que chegasse o dia de minha ordenação.

No dia 18 de dezembro de 1960, na cidade de Nijmegen na Holanda, fui ordenado padre e a partir daquele momento recebi a graça de espalhar pelo mundo a palavra de Deus e ajudar todo o povo a conseguir glórias, não apenas após a morte, mas principalmente ainda quando em vida. Meu dever como padre era preparar o espírito do povo para a chegada de Deus, mas não poderia, de forma alguma, deixar de lutar pela vida deles aqui na terra, pois não só a alma precisa do alimento que é Jesus, mas o corpo padece com os problemas terrenos.

No dia de minha ordenação senti Deus ao meu lado, e naquele instante fui envolvido por uma força estranha, maior do que qualquer outra coisa, e tive a certeza de que tinha escolhido o caminho certo e que deveria usar aquela força para servir a Deus e dessa forma servir ao povo, especialmente aos mais pobres e mais distantes, para ensinar a eles e praticar para eles o amor que Jesus veio nos ensinar.

Minha jornada começou ainda na Holanda, no próprio seminário, quando fui professor de francês, religião e latim. Depois fui para a paróquia de Rips onde trabalhei dos anos de 1966 a 1970, e na paróquia de Boekel dos anos 1970 a 1976. Foi na Holanda onde passei por minha maior provação como sacerdote, quando não fui aceito para ir à missão no exterior, sobretudo no Brasil.

No ano de 1977 vim para o Brasil, passei 03 meses em Recife para climatizar, e depois fui trabalhar na cidade de Fortaleza/CE, e lá fiquei até o ano de 1983.

Certo dia, o provincial veio falar comigo para me transferir para a cidade de Apodi/RN, naquela época eu estava com um pouco de desgosto porque tinham dividido a minha paróquia sem o meu consentimento, e nem se quer me consultado, por isso aceitei a proposta e no ano de 1983, cheguei à cidade de Apodi, onde estou até hoje.

Nota do blog: Theodoro foi embora de Apodi no dia 29 de junho de 2010. 

Apresentação tudodeapodi

Clique aqui para ver a apresentação que criamos sobre o blog TudodeApodi.com

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jerlândio Moreira volta a blogosfera



Pego-me hoje a recordar das inúmeras vezes em que tentei voltar ao mundo da blogosfera de Apodi, visto que esse espaço tem se tornado cada vez mais importante e cada dia mais banal, mas que devido minha correria absurda na luta pela sobrevivência nessa sociedade capitalista e insatisfeita, deparo-me com tal fato, que se dá a cada vez que me deparo com alguns assuntos aos quais, desejo ardentemente expressar meu ponto de vista, visto que nossos ilustres blogueiros de Apodi ou estão atordoados pela situação emblemática a que se vive a política, ou simplesmente perderam o senso comum e se deleitam num puxa-saquismo infernal ou no mundo absurdo do Ctrl+c Ctrl+v, esquecendo-se verdadeiramente daquilo ao qual foi incumbido ao criar um espaço virtual tido como um blog.

Meu intuito de voltar a escrever, e creio que dessa vez será de forma constante e periódica, é que de repente me vem à mente ideias absurdas e talvez comum a muitos apodienses, umas que talvez agradam, outras que talvez machuquem, mas que sempre prezam pelo direito de livre arbítrio que não vejo estampadas ou mesmo explícitos em alguns espaços ditos ou tidos como espaços de opinião.

Então, digo, estou de volta a blogosfera.

Tentarei me esquivar do vicio politiqueiro de apelar, o qual muitos estão fortemente vinculados na busca insensível pelo ibope, ou pelo número de acessos diários, práxis, tentarei não copiar ao máximo, e acima de tudo, afiar meu ponto de vista dia após dia, sobre determinados assuntos, sempre assinando a cada fim de postagem para que todos saibam que eu fui o autor de tal expressão seja ela, comum ou incomum.

Só pra constar, não serão permitidos comentários anônimos no Marmota Apodiense, por tanto, aqueles que desejam me adjetivar de variadas funções pertinentes ao comportamento humano, sinta-se livre em assinar tal comentário, que claro, será devidamente respeitado por este que por hora vos escreve.

Bom, dados informações gerais, só tenho a dizer de minha alegria de estar de volta.

Agradeço a aqueles que entenderem e comungarem do mesmo ponto de vista, respeito e minha admiração por aqueles que pensam e/ou agem de forma diferente.

O que dizer de um jovem cheio de anseios, ideias mirabolantes, um turbilhão de pensamentos gerados na fração de um segundo, em busca do respeito e com um desejo profundo de mudança, e com a liberdade de escrever para mais de 02 mil seguidores?

Se isso fosse na época da ditadura militar (se é que já acabou) este, já estava com seus dias contados, se é que já não esteja.

Pois é, veremos o desenrolar desse dilema em breve.

Abraços,
Jerlândio Moreira. 
 
Nota do blog: Por vezes copiamos e colamos matéria de seu blog e de outros pela relevância que nossa equipe considera para o município e para o público em geral da rede mundial de computadores, porém sempre e sempre mesmo temos o cuidado e o respeito de divulgar de onde retiramos a matéria. Isso é o mínimo que devemos fazer para agradecer os que criaram a matéria.
Da equipe do TudodeApodi.com. 
 
 
  

Caubí Torres na oficina de inclusão digital em Porto Alegre RS

O professor Caubí Torres, participa da 11ª Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, que acontece de 27 a 29 de novembro de 2012, no Ritter Hotel, em Porto Alegre RS.

A Oficina para Inclusão Digital e Participação Social é um evento que acontece desde 2001, inicialmente organizado pelo Governo Federal e hoje contando com a coordenação do movimento social organizado, que busca reunir tanto agentes públicos quanto a população atuante em espaços que oferecem o acesso às tecnologias da informação, para o debate da configuração atual e de novas propostas para a política de inclusão digital no país.

Veja fotos
 Caubí Torres, na rodoviária, em frente ao hotel do evento.


 Caubí Torres, de Apodi e Celso Ricardo, responsável pela inclusão digital de Macaíba RN.
 Debate Garantia de direitos: direito a memória, direito a comunicação.

Cláudio Sena - artesão


CLÁUDIO JOSÉ ALVES DE SENA, natural de Soledade, município de Apodi/RN, nasceu em 06/02/1977, porém, pela certidão de batismo veio ao mundo oficialmente em 25/12/1977. Morou por seis anos no Sítio Lagoa do Clementino, conhecido também como “Poço do Isauro” e regressou definitivamente após esse breve período a Soledade.

Seu contato com as pinturas rupestres do Lajedo de Soledade ocorreu ainda criança quando admirava os “letreiros” e ouvia os mais velhos dizerem que eram pinturas feitas pelos “índios” há 300 anos. Em 1991, geólogos auxiliados por um projeto financiado pela PETROBRÁS, entre os quais, Eduardo Bagnoli, começaram a visitar a área do Lajedo e isso despertou no menino Claudio o interesse em conhecer mais sobre a região. Desconhecia as ações anteriores do pároco de Apodi Pe. Pedro Neefs e de Maria Auxiliadora (Dodora), advogada apodiense, ambos defensores iniciais da preservação dos “antigos letreiros do Lajedo”, no passado, invariavelmente ameaçados pela extração da cal e pelo desconhecimento popular. Lembra que à época foram realizadas palestras para a comunidade de Soledade explicando sobre os benefícios posteriores consequentes da salvaguarda daquele conjunto ímpar de testemunhos culturais e naturais do Neolítico. Uma das primeiras iniciativas do projeto foi a seleção e capacitação de “guias-mirins” e a construção de um museu para exposição de artefatos arqueológicos recolhidos nas áreas delimitadas pela maior concentração de vestígios humanos. De um grupo inicial formado por 30 a 40 meninos, continuaram apenas 11, Claudio seria um deles e logo começou a atuar com guiamentos pelo Lajedo, atividade que desenvolve ainda hoje juntamente com a produção artesanal.

O menino Claudio cresceu, casou e teve dois filhos, tornou-se servidor da Prefeitura de Apodi trabalhando meio expediente como auxiliar de serviços diversos na Escola Municipal Francisco Targino da Costa em Soledade, atividade conciliada com o serviço de orientador turístico, buscou no artesanato uma alternativa para complementar a renda mensal pois somente o salário de servidor e os guiamentos irregulares não eram suficientes para sustentar a família.

O envolvimento definitivo com a arte foi resultante de um contato com o artista plástico Ricardo Veriano entre 2003-4, quando nesse período, foi sugerido aos moradores de Soledade, através de oficinas, a pintura de réplicas das imagens rupestres do Lajedo visando criar um produto diferenciado, com identidade regional. Claudio não foi dos primeiros a se envolver com o fazer artesanal, só começou a praticá-lo quando as primeiras desistências surgiram. O suporte empregado para suas criações são rejeitos de pedras calcárias descartadas pelas caieiras que atuam há décadas na região para a produção da cal. Se especializou na produção de objetos utilitários e decorativos como chaveiros, porta-lápis, pesos de papel e pedras ornamentais de pequenas e médias dimensões. 

Internalizou de modo admirável e reproduz em suas peças um repertório particular constituído pela maioria das imagens presentes nos painéis rupestres originais do Lajedo descritas em detalhes pelo artista/artesão, alternadas eventualmente por criações próprias resultantes de combinações entre imagens já existentes, entretanto, as figuras da arara e do sol são preferenciais. O primeiro trabalho de sua carreira em grandes dimensões foi realizado em novembro de 2012 interferindo artisticamente em cinco pedras dispostas na área do Cactário do IFRN à frente do Câmpus Apodi. 

Numa comunidade sem tradição artesanal, atualmente, Cláudio é um dos raros artesãos que ainda mantém o trabalho iniciado no referido contexto da década de 1990, combinando a produção artesanal com os guiamentos no Lajedo. Essa continuidade é justificada por ele como uma paixão, um forte envolvimento pessoal que o vincula diretamente à história do Lajedo e da própria comunidade de Soledade onde vive. Além da pintura rupestre contemporânea produz em menor quantidade cabaças pintadas e chocalhos.

Fonte: http://portal.ifrn.edu.br/ por Claudio Sena e Nilton Xavier

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Caubí Torres representará Apodi em Oficina de Inclusão Digital e participação social em Porto Alegre - RS




O professor Caubí Torres, participará na próxima semana de de 27 a 29 de novembro de 2012 da Oficina para Inclusão Digital e Participação Social, em Porto Alegre - RS.


Caubí Torres e Izadora no II Fórum da Internet no Brasil em Olinda PE em 04/07/2012

Caubí Torres dessa vez representará a comunidade de Córrego, a região da areia e o município de Apodi no evento. A oficina é um evento que acontece desde 2001, inicialmente organizado pelo Governo Federal e hoje contando com a coordenação do movimento social organizado, que busca reunir tanto agentes públicos quanto a população atuante em espaços que oferecem o acesso às tecnologias da informação, para o debate da configuração atual e de novas propostas para a política de inclusão digital no país.

Por ser um espaço de discussão de políticas públicas, estratégicas e diretrizes de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais pela população, a OID (Oficina para Inclusão Digital e Participação Social) tem como eixo fundamental a discussão do acesso às novas tecnologias e a democratização da comunicação. Além dos envolvidos diretamente com as TICs (tecnologias da informação e comunicação), o evento também é aberto a todos os interessados que buscam maiores informações ou até mesmo àqueles que buscam aprimorar seus conhecimentos práticos na área, uma vez que a oficina além das plenárias, palestras e debates, conta também atividades práticas. O evento também disponibiliza, em sua estrutura, uma área montada com computadores e acesso à internet para o uso pelos participantes.

Mais informações sobre o evento aqui

Blog Apodilizando


Objetivo do blog
Criado em setembro de 2009, por motivos alheios deletado em 2010, e Recriado em Julho de 2012, o Blog vem ganhando seu espaço na Web, criado pelo Estudante Samuel Williams, o Blog tem como Objetivo informar o Leitor, Coberturas de Notícias especialmente nas Cidades de Apodi-RN e Severiano Melo-RN.

Possui o objetivo de Informar ao leitor de Apodi e região com notícias variadas sobre política, esportes, educação, entre outras.

Enfim, nosso blog faz jus as palavras que permeiam nossos objetivos, trabalhamos com educação, informação tudo com muita liberdade e variedade.

Responsável: Samuel Williams - Estudante e Blogueiro
Email: apodilizando01@hotmail.com ou apodilizando02@hotmail.com
Telefone de contato: (84) 9134-5095

Clique aqui para acessar: 
http://apodilizando.blogspot.com.br/

Clique aqui para cadastrar seu blog de Apodi

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Zenilda Gama


MARIA ZENILDA GAMA TORRES, nasceu no dia 23 de junho de 1955, filha de João Crisóstomo Gama e Manoela Moreira de Oliveira. 

Com muita dificuldade e esforço, estudou e conseguiu se formar em Pedagogia. Iniciou sua carreira como professora de educação artística na Escola Gerson Lopes, no ano de 1962 com apenas 20 anos. Depois lecionou no anexo I (atualmente Lourdes Mota). 

Casou-se aos 23 anos, onde engravidou, e teve uma gravidez de alto risco, que ocasionou seu falecimento por eclampse. Dessa forma interrompeu sua carreira profissional. Seu filho faleceu após 15 dias de nascimento. 

Ela escolheu o nome de quatro sobrinhos: Roberland, além de Russiana, Ruterland e Anselmo (falecidos). Faleceu em 21 de março de 1981. Em sua homenagem foi honrada com seu nome da escola que fica localizada no bairro IPE em Apodi RN. 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mande seu artigo

domingo, 18 de novembro de 2012

Néo design - empresa

A Néo design foi criada em setembro de 2011, pelo estudante Rudson Raffael que costumava “brincar” de fazer imagens apenas para passar o tempo. Eis que devido a algumas idéias e sugestões o mesmo resolveu escolher um nome estratégico e tentar levar essa idéia mais adiante.

O nome foi estrategicamente escolhido, por levar o nome da família como é conhecida (Néo Lóia) em sua localidade. A empresa trabalha com a criação dos diversos tipos de design gráfico assim como artes diversas, e busca em seus trabalhos a satisfação de seus clientes. Desde a sua criação tem se destacado com a criação de artes simples e dinâmicas que tem satisfeito os desejos do público interessado, que se compõe praticamente de empresas e negócios “jovens” no mercado e que buscam uma arte inovadora e futurista e principalmente, que causem impacto nos seus seguidores.

A empresa vem se consolidando e conquistando novos clientes e se difundindo principalmente nas redes sociais. Com a chegada do fim de ano aumenta o numero de solicitações de serviços, porque nesse período há um aumento nos trabalhos gráficos para os blocos de carnaval do município e de região circunvizinha.

A empresa já vem se destacando com trabalhos desenvolvidos principalmente na cidade sede (Apodi-RN), mas também já possui trabalhos em outras cidades e ate em outros estados, como Ceará e Pernambuco. Apesar de “novinha” a neo design promete se destacar ainda mais no ramo de design.

Rudson Raffael
designer gráfico 
Dados da empresa Néo Design
Endereço: Rua Luis Antonio Pamplona, n.º 172, São Sebastião, Apodi/RN, Cep: 59700-000
Telefone: (84) 9182-9744 / 9672-2190
e-mail: rudsonraffael@hotmail.com
facebook: www.facebook.com/rudsonraffael

sábado, 17 de novembro de 2012

Artigo Índice de clorofila na cultura da rúcula submetida diferentes salinidades na solução nutritiva – Ronimeire Tôrres

Artigo: Índice de clorofila na cultura da rúcula submetida diferentes salinidades na solução nutritiva

Autores: Ronimeire Torres da Silva, Francisco de Assis de Oliveira, Maria Lilia de Souza Neta, Antônia Adailha Torres Souza, Mychelle Karla Teixeira de Oliveira, Rita de Cassia Arújo Medeiros, Emanoela Pereira de Paiva

Publicação: Julho a Setembro de 2012

Fonte do artigo: Revista Agropecuária Cientifica no Semiárido - ACSA

Clique para ver ou baixar

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Professores e funcionários da escola Zenilda Gama são homenageados pelo seu dia

Equipe de professores e funcionários da escola participantes.
Clique nas imagens para ampliar
Em mais um ano, o corpo gestor da Escola Zenilda Gama representado pelas professoras Aloma e Rosa Chaves, propiciou a seus funcionários e professores um maravilhoso dia de lazer em homenagem ao dia do professor e Do funcionário público.

No ano de 2010, a comemoração aconteceu em Martins e Portalegre no mesmo dia. No ano de 2011, o corpo gestor da escola brindou seus professores e funcionário com um belo dia de laser no hotel Termas em Mossoró e, nesse ano de 2012, a gestão levou os professores e funcionários até a paradisíaca praia de Canoa quebrada, no estado do Ceará.

A comemoração foi no restaurante bom motivo e, os professores e funcionários tiveram excelentes motivos para comemorar, foi de fato um dia muito agradável:


Houve momentos de muita elegeria entre os amigos;
Emocionantes passeios de bugre e jangada no melhor estilo cearense;

Professor Flaviano veio se despedir dos colegas de escola e trabalho. A partir de Janeiro de 2013 ele passará a governar Apodi como prefeito eleito;
Um almoço com churrasco e um delicioso peixe na telha. Pensem num rapaz disposto esse professor Lázaro Gama, deixou um dos peixes parecido com um pente.

Foi realmente um dia de celebração que vai ficar marcado em nossa memória. Momentos como esse são fundamentais para fortalecer um grupo. Grato ao corpo gestor da escola Zenilda Gama que tem a frente à diretora Aloma Cavalcante e como vice a professora Rosa Chaves. Valeu diretoras pela bela homenagem.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Reunidas de Apodi - entidade

O Conselho de Desenvolvimento das Comunidades Reunidas do Município de Apodi-RN, é uma associação civil sem fins econômicos de promoção humana e desenvolvimento Social, Cultural e Educacional, fundado em 1998, com sede e foro no município de Apodi, Estado do Rio Grande do Norte, localizado á rua Nonato Mota n 323, centro, Apodi- RN, com duração indeterminada e título de utilidade pública Municipal (Lei 336/01 de 05/07/2001) e Estadual ( Lei 9.359, de 25/08/2010).

Nosso apoio vem de pessoas solidárias que acreditam em uma transformação social através do convênio com a Visão Mundial onde o nosso compromisso maior dentro do convênio é desenvolver a metodologia PDA (Programa de Desenvolvimento de Área) tendo como sustento o sistema de patrocínio da Visão Mundial e a contribuição dos parceiros locais.

Diretor Presidente: Raimundo Moizés da Costa Targino
Coordenadora Executiva: Francisca Ecineide da Silva
Nº de Funcionários: 10
Expediente: Manhã e tarde de Segunda a Sexta-feira

Atuamos em 58 comunidades rurais do semi-árido nordestino e 02 bairros (Malvinas e Bacurau I) do município de Apodi-RN com 1.198 famílias e 1.816 crianças e adolescentes carentes. As áreas estratégicas são:
EDUCAÇÃO Objetivo da área: Contribuir com o processo de formação cultural, educacional, político e social de crianças e jovens, despertando sua responsabilidade e consciência cidadã, estimulando e criando espaços de discussão junto ao poder público. Através de atividades educativas tais como: A Capoeira, Projeto Esporte e Cidadania, Projeto de Percussão e Música ( Poty Lata), Baú de Leitura.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Objetivo da área: Contribuir com o fortalecimento das cadeias produtivas na perspectiva da ampliação dos canais de comercialização e geração de renda.

DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS Objetivo da área: Trabalhar a renovação e organização de novas lideranças e comunidades para fortalecer e ampliar o trabalho comunitário.

SERVIÇO AO CLIENTE: Objetivo da área: Trabalhar proposta político-pedagógica do Sistema de Patrocínio visando um melhor esclarecimento e participação das famílias nas atividades do Sistema de Patrocínio.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Convite reunião do Comitê do PDHC

C O N V I T E 

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio do Projeto Dom Heldér Câmara, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário convidam os membros do  Comitê Territorial do PDHC/SDT/MDA no Sertão do Apodi para uma reunião que se realizará no dia 22 de novembro de 2012, no auditório do STTR, no Município de Apodi/RN, com início às 8 horas. 

Apodi (RN), 12 de novembro de 2012. 

PROGRAMAÇÃO 
-Recepção / Credenciamento e Café da Manhã 
- Abertura oficial da reunião 
- Palestra com o Deputado Fernando Mineiro sobre as políticas e programas de convivência com o semiárido 
- Apresentação e Aprovação do Planejamento 2013 das comunidades / assentamentos (ações locais) 
- Priorização e Aprovação do Planejamento 2013 (ações territoriais) 
- Avaliação e Encerramento

Aurinete Lima de Oliveira da Silva 
Coordenadora do comitê territorial do PDHC/SDT/MDA no Sertão do Apodi 
José Maria Junior 
Coordenador Adjunto do comitê territorial do PDHC/SDT/MDA no Sertão do Apodi 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Escola Zenilda Gama realiza tour pedagógico em Caicó RN





A Escola Estadual Professora Zenilda Gama Torres realizou dia 08/11/2012, um tour pedagógico a cidade de Caicó, no Seridó do RN, com intuito de visitar uma área de preservação do bioma caatinga.

A visita aconteceu no distrito de Palmas na fazenda do renomado ambientalista Chico Elpídio, muito conhecido a nível de nordeste que fez questão de mostrar o manejo sustentável do xique-xique, juazeiro, faveleira e de outras árvores típicas da caatinga nordestina.

O ambientalista tem uma sementeira em sua própria casa, que distribui sementes para vários órgãos e projetos ambientais, sem falar que o quintal de sua residência é um verdadeiro canteiro de mudas.

A visita faz parte do desenvolvimento do projeto ambiental sobre o bioma caatinga dentro da escola Zenilda Gama, onde a mesma estará criando uma amostra da caatinga e a construindo um canteiro de mudas de plantas nativas.

Isabel Aurélia Torres

ISABEL AURÉLIA TORRES, nasceu no Sítio Córrego, município de Apodi - RN, no dia 30 de outubro de 1909, filha de Rosendo Torres de Lima e de Marcelina Gomes Torres. Casou-se em 28 de outubro de 1941, com Antonio Cosme de Andrade com quem teve os seguintes filhos: Francisca Torres (11/12/1935), Luis Antonio Torres (Lolôia), 13/02/1938); João Torres de Andrade (Dão Cosme), 15/05/1940; Maria Salete Torres, (15/01/1948) e Pedro Antonio Torres (Pedroca), 20/04/1950). 

É patrona da Escola Municipal  na comunidade do Córrego, fundada em 27 de agosto de 1986.  Dona Isabel  faleceu em sua terra natal no dia 15 de janeiro de 2006. 

Patrona da cadeira nº 01 da Academia Apodiense de Letras - AAPOL.

Fonte: http://jotaemeshon-academiaapodiensedeletras.blogspot.com.br

sábado, 10 de novembro de 2012

Flávia Daniella representa Apodi no concurso Miss Mundo RN


Flávia Daniella, eleita Miss Mundo Apodi, vai subir mais uma vez na passarela, para concorrer o título de Miss Mundo RN, que se realizará dia 14 de novembro em Natal e vai escolher a representante do estado para o Miss Mundo Brasil. Sob a direção do produtor Francisco Oliveira, referência na realização de concursos de Miss no estado, o Miss Mundo RN conta com ampla programação semanal em Natal.

A grande final do concurso acontecerá no Versailles de Tirol e promete uma noite de glamour. O evento já confirma a presença da Miss Mariana Notarangelo, atual Miss Mundo Brasil e rainha das Américas. Na comissão de jurados estão Mariana, o empresário e diretor executivo licenciado exclusivo do Miss Mundo no Brasil, Henrique Fontes e nomes de destaque da sociedade e do mercado potiguar numa noite de rara beleza.

Fonte: Rádio Vale do Apodi

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Artistas apodienses

Veja abaixo a lista dos artistas apodienses cadastrados
Para cadastrar seu artista predileto clique aqui
Ver lista de artistas e responsáveis pelo cadastro clique aqui

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Projeto Mediadores de Leitura da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira


A Escola Sebastião Gomes de Oliveira- Distrito de Melancias Apodi, apresentou no ultimo dia 24 de Outubro, 3 Oficinas do PROJETO MEDIADORES DE LEITURA- sendo elas: RESTAURANTE LITERÁRIO-desenvolvida com os alunos do 7º Ano. DESFILE LITERÁRIO-sendo desenvolvida pelos alunos do 8º Ano e a oficina, PAINEL LITERÁRIO-desenvolvida pelo alunos do 9º Ano. Parabéns a todos os professores, gestores da escola e principalmente, os alunos pela apresentação do Projeto. O Projeto Mediadores de Leitura é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do RN, coordenada pela 13ª Dired, Apodi e desenvolvidos pelas Escolas Estaduais dessa juridição. O objetivo desse projeto é desenvolver práticas lúdicas e dinâmicas de leitura, no qual todos irão se deliciar nesse universo, por prazer e sem cobranças, pois “A literatura é um direito do ser humano, jamais de ganhar nota na escola”, (Luis Andrioli).























 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

As águas da Barragem de Santa Cruz devem serem utilizadas para o fortalecimento da Agricultura familiar de Apodi, afirma estudioso.

O Estudioso professor Dr. João Abner Guimarães* da UFRN estará em Apodi/RN nesta terça feira (06) debatendo sobre a utilização das águas da Barragem de Santa Cruz do Apodi; o estudioso relata que irrigar nos moldes em que o DNOCS propõe se traduz em uma realidade totalmente ultrapassada o que coloca em risco toda a dinâmica social, econômica e ambiental das localidades onde o DNOCS tem instalado seus perímetros irrigados.
João Abner virá a Apodi e na oportunidade fará apresentação de um Projeto ousado que trata da utilização das águas da Barragem de Santa Cruz para o favorecimento da Agricultura Familiar de Apodi, desta maneira todos os seguimentos da sociedade apodiense estarão fortalecidos.
O Projeto elaborado por João Abner juntamente com as entidades e agricultores/as de Apodi surgiu em meio as várias duvidas existentes com relação ao projeto do DNOCS que até mesmo tal órgão ainda não teve a capacidade de explica-lo para a sociedade apodiense.
O evento acontecerá na Camara de Dirigentes Logistas de Apodi (CDL) nesta terça feira (06) a partir das 18hoomin.

SERVIÇO:
O que é? APRESENTAÇÃO DO PROJETO ALTERNATIVO PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE APODI versus PERÍMETRO IRRIGADO DA CHAPADA DO APODI.
Quando? No dia 06 de Novembro de 2012, a partir das 18h00min.
Aonde? Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi, Rua Pe. Benedito Alves – Centro.

*João Abner é Professor da área de Recursos Hídricos da UFRN; tem sua formação profissional nas áreas seguintes: Engenheiro Civil UFRN, Mestre em Recursos Hídricos UFPB, Doutor em Hidráulica e Saneamento EESC/USP; Área de atuação profissional: Recursos Hídricos.

Matéria enviada por Agnaldo Fernandes

Obras de Marcos Leite - Fundação Dario Pereira






sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Atenção: Adolescente de Boa Vista Severiano Melo desaparece após conversas em rede social


Um adolescente de aproximadamente 13 anos residente da comunidade Boa Vista, zona rural de Severiano Melo/RN, desapareceu sem deixar pistas após conversas em redes sociais. Segundo familiares, a criança conheceu uma menina, que dizia ser do Distrito de Santo Antônio, comunidade do mesmo município, eles já vinham conversando há algum tempo, e a alguns dias a criança falava por telefone com um homem que se dizia ser tio da menina, o mesmo homem marcou um encontro entre os dois na comunidade de Melancias, zona rural de Apodi/RN e desde então a criança não foi mais vista. 

Os familiares descobriram o encontro por um bilhete deixado pelo menor em baixo do computador. A família está em desespero e precisa de sua ajuda.

Se você viu o jovem Natanael Barbosa Silva (Foto), mais conhecido por júnior entre em contato com os números: (84) 9693-3785, (84) 9613-3482 e (84) 9144-2472.

PEDIMOS A COMPREENSÃO PARA QUE NÃO PASSEM TROTES!