quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A invenção do Casmurro - Osório Filho

Osório Filho
Um homem que surge...
Uma paranoia que ressurge...
Uma ideia na mente...
Uma traição paranoica...

Um machado cortante,
Uma pena afiada,
Uma língua amolada...
Uma realidade retratada.

Um mistério apresentado...
Uma dúvida no ar...
Um Padre morrendo...
Um advogado nascendo...

Um amor de infância...
Um casamento feito...
Uma desconfiança exagerada...
Um casal separado...

O homem sozinho...
Uma mulher solitária...
Uma amante literatura...
Uma paixão escrever...

Uma verdade revelada...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A República utópica comunista do Brasil - Osório Filho


Uma constituição rasgada....
Uma Bíblia dilacerada...
Um Brasil Velho...
Um Brasil Novo...

Uma Nova geração...
Uma nova utopia...
Um paraíso vislumbrado...
Um sonho almejado...

Uma revolução silenciosa...
Uma trégua premeditado...
Uma pedra no caminho...

Um ressucitar das cinzas
Um Brasil que renasce...
O fim da Miséria...
O paraíso terrestre...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A invenção do Brasil - Osório Filho



Osório Filho
Um Nordeste que nasce...
Um país que começa....
Uma métropole manda...
Uma colônia obedece...

Um tempo que passa...
Uma revolta que começa...
Uma paz mentirosa...
Uma separação acontece...

Um Brasil independente....
Uma monarquia surgindo...
Um absolutismo constitucional
Um império que esmaga

Uma república surge...
Uma utopia alcançada...
A república é velha...
O sonho morre...

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quem tem casas para alugar?

Bom dia Caubí e equipe do blog Tudo de Apodi. 
Será que poderia me ajudar? Estou te escrevendo porque, fazendo buscas pela internet, somente encontrei casas para alugar em Apodi para a temporada do carnaval. 
 
Como observei que no seu blog foi postada uma relação de casas para o período, talvez você conheça alguém que pretenda alugar o imóvel por tempo indeterminado. 
 
No meu caso, estou procurando casa, mas não por temporada, pois seria para morar, também precisaria que fosse perto da Secretaria de Assistência Social.

Desde já, agradeço!

Elizabeth 
Contato através do email: beth.lga@hotmail.com
 
Nota do blog: Quem tiver casa disponível para alugar pode entrar em contato com a Elizabeth.  
Obrigado pela visita ao nosso blog, 

Joaninha de Benvinda - professora

JOANA ESTER SOARES, nasceu nesta cidade, no dia 10 de fevereiro de 1904 e aqui faleceu em 27 de outubro de 1961, depois de mais de 30 anos dedicados ao ensino particular. Era filha de Benvinda Maria da Conceição, também natural de Apodi. Estudou com a professora Natércia Leite, cujo preparo é ainda hoje relembrado, por essas pessoas que na infância frequentaram sua escola.

Joaninha de Benvinda, como era chamada, foi uma professora abnegada, que viveu sem visar recompensas pelo valiosos serviço que prestou à comunidade, ensinando durante largo espaço de tempo nesta cidade.

Não frequentei a sua escola. Talvez tenha sido eu, um dos raros meninos, na época, que não se sujeitou à temível palmatória da energética professora. Mas fui um frequentador da casa de sua velha mãe, como freguês de sua venda de doce. E ali, da mesa onde fazia o lanche, podia observar como funcionava as aulas de Joaninha, cujo mobiliário era bastante modesto. Uma velha mesa, dois bancos e alguns tamboretes, compunham o ambiente da sala de aula.

Era uma bairrista extremada na defesa de sua terra, não admitindo críticas ao Apodi na sua presença. Certa vez, teve um ligeiro desentendimento com o Vigário, o qual fazia algumas observações sobre certos costumes da terra, para ela injustificáveis. Mas logo fizeram as pazes. Voltaram às boas.

Com sua saúde já abalada, sem condições de desenvolver as mesmas atividades dos aos anos anteriores, a Prefeitura Municipal, com muita justiça, concedeu uma subvenção para sua escola.

Fora dos afazeres da escola, tinha suas manias. Costumava, nas horas vagas e dias de folga, visitar casas de pessoas de sua relação de amizade, onde procurava inteirar-se dos acontecimentos cotidianos da cidade, costume que adquiriu desde a infância.

Empenhava-se, constantemente, em conhecer detalhes de fatos ocorridos na comunidade, que dissessem respeito à vida particular das pessoas, principalmente, das mais influentes, quando cometiam deslizes, de modo a merecer críticas e comentários.

Ficou conhecida com a mais enérgica professora particular nos últimos tempos em Apodi. O regime adotado na sua escola era dos mais rigorosos. Dentro e fora do ambiente escolar, Joaninha imprimia respeito e medo a seus alunos, repreedendo-os onde quer que os encontrassem.

Como castigo usava a palmatória e outros meios (cascudos, puxavante de orelha, beliscão...) para fazer valer sua disciplina, que tinha de ser rigorosamente cumprida. Aí do aluno que desrespeitasse sua lei, seu estilo. A punição era imediata, e, às vezes, com excessiva rigorosidade.

Não tinha dotes culturais nem pedagógicos. Mas lhe sobrava capacidade para instruir seus alunos na leitura a ponto de deixá-los em condições de executar as quatro operações de conta, escrever e ler cartas.

O argumento sempre temido pela maioria dos alunos, era “o prato da semana’’. A velha palmatória se encarregava de corrigir os erros dos mais atrasados.

De ar severo, ríspida nos diálogos, Joaninha não dispensava nenhum gesto afetuoso a seus alunos. Não possui esse predicados de ternura e carinho às crianças

Combatida e criticada por alguns, pela rigorosidade de seus métodos e o exagero na aplicação do castigo. Joaninha era ao mesmo tempo elogiada por outros, que aplaudiam seu sistema de ensinar, vendo nele a necessidade para o melhor aproveitamento do aluno.

De fato, menino que frequentara escolas e nada aprendera, só lhe restava como remédio, as aulas de Joaninha. Escola e casa de correção, ao mesmo tempo, para menino indisciplinado. Ai, aprendia ou passava por duros castigos, porque, realmente, a coisa era séria.

Assim foi Joaninha de Benvinda e sua escola, onde estudaram apodienses que hoje desfrutam de posições de destaque na vida social, administrativa e política.

Joaninha de Benvinda foi um exemplo de trabalho constante, num itinerário difícil e cheio de sacrifícios, prestando à terra relevantes serviços no campo de instrução. Ensinou de acordo com os métodos que vigoravam na época.
Fonte: Copiado do Livro Apodi, Sua História (Válter Guerra).

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Antonio Dantas - professor

ANTÔNIO LAURÊNCIO DANTAS nasceu na cidade de Apodi, no dia 13 de junho de 1861, onde iniciou seus estudos, aperfeiçoando-os em Natal. Casou com Maria Laura Dantas, de quem nasceram dois filhos: João Batista Dantas e Olga Laura Dantas, ambos também ligados ao magistério, com excelentes serviços prestados à causa escolar do Rio Grande do Norte.

Em 1887, o professor Dantas submeteu-se aos exames obrigatórios, em Natal, para exercer o cargo, conseguindo plena aprovação. Pertenceu à escola antiga, tradicional, rigorosamente disciplinada, no tempo em que o castigo físico era uma coisa normal, na sua maioria recomendado pelos próprios pais.

Durante suas atividades de mestre-escola, Laurêncio Dantas peregrinou por diversas cidades do Rio Grande do Norte, sempre preferido e convocado pelas comunidades, sabendo do seu trabalho e da sua abnegação aos misteres da instrução Apodi, Alexandria, Caraúbas, Itaú, Luis Gomes, Mossoró e Pau dos Ferros, foram lugares onde a juventude recebeu os ensinamentos do dedicado mestre. No ano de 1908, foi aposentado.

Em Apodi, o velho professor Dantas desenvolveu, também, atividades de natureza política, ao lado do Coronel Ferreira Pinto, tradicional chefe político, filiado ao Partido Conservador. Prestigiado pelo amigo e contando com o apoio dos seus conterrâneos, foi eleito Intendente Municipal, chegando a assumir a chefia do Poder Executivo Municipal.

Homem de inteligência admirável, possuidor de bons conhecimentos literários, o Professor Dantas dedicou-se durante alguns tempos, a atividades jornalísticas, publicando trabalhos em diversos jornais, principalmente sobre assuntos ligados a esta região, de cujos problemas era profundo conhecedor.

O Apodi, reconhecendo seu valor, como cidadão de bons predicados morais e homem com serviços prestados à sua região, deu o seu nome ao principal estabelecimento de ensino desta cidade: ESCOLA DE 1º E 2º GRAUS “PROFESSOR ANTONIO DANTAS’’. Justa homenagem a um dos mais dedicados educadores do Apodi, falecido na cidade de Mossoró no dia 10 de julho de 1940.

Fonte: Apodi, sua História (Válter Guerra).

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Entrevista dos candidatos no processo seletivo da prefeitura de Apodi

Relação de candidatos aptos para a entrevista do Processo Seletivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social

Data: 18 de fevereiro - Psicologo e Orientador Social
Data: 19 de fevereiro - Advogado e Assistência Social

VAGA: PSICÓLOGO
QUANTIDADE DE VAGAS: 5
CONCORRÊNCIA: 2,4

1. ANA CARLA CARLOS PAIVA 
2. ELISÂNGELA PINTO DE ALMEIDA 
3. ERIKA PRISCILA FRANÇA AUGUSTO
4. FRANCISCA SONARA SILVA SOUSA
5. FRANCISCO MAYCCON PASSOS COSTA 
6. HILANA MORAIS FARIAS
7. IRINEIDE ALMEIDA DE SOUZA 
8. JOSÉ CARLOS BARRETO DA SILVA 
9. LARISSA ARCANJA SOUSA LIMA 
10. LILIANE MARIA BARBARA DE MEDEIROS LIMA 
11. NIKELLYO KENIO MAIA MONTEIRO 
12. TEREZA JORGEANE PINTO DE OLIVEIRA 

VAGA: ADVOGADO
QUANTIDADE DE VAGAS: 1
CONCORRÊNCIA: 14

1. DEMÉTRIOS DE SIQUEIRA COSTA 
2. ELISÂNGELA FERNANDES ANASTÁCIO 
3. ELIUDE EMMANUELLE PINHEIRO DE FRANÇA TORRES 
4. FRANCISCO DIASSIS LIMA 
5. GLADSON ROVERLLAND DE OLIVEIRA E SILVA 
6. GUSTAVO FRANCISCO DINIZ JUNIOR 
7. JOSÉ DE ALBUQUERQUE REGO 
8. JULIA MARIA ALVES DE AZEVEDO
9. LEILA JULIANA LEITE ANDRADE 
10. LIGIA SILVA DE FRANÇA 
11. MARIO WILLS MOREIRA MARINHO 
12. NAYLA MIKARLA DA SILVA FREITAS 
13. RAVARDIERISON CARDOSO DE NORONHA
14. RENATA DE ALMEIDA E REBOUÇAS 


VAGA: ASSISTENTE SOCIAL
QUANTIDADE DE VAGAS: 7
CONCORRÊNCIA: 6,3

1. ACQUILA RAQUEL CARLOS RAMALHO DA COSTA TORRES 
2. AILA MAGNA DA SILVA MELO GURGEL 
3. ANA CRISTINA ALVES DO NASCIMENTONUNES 
4. ANA LARISSE DE MEDEIROS BARROS 
5. ANDREA BEATRIZ DE SOUZA OLVEIRA 
6. CHARLEYNNE CRISTINNY BESSA BEZERRA 
7. DJULIANE MCNAMARA JACOME DE MORAIS 
8. EDIANE DE MELO ARNAUD 
9. EDNA GOMES DE SOUZA 
10. ELISÂNGELA DE MEDEIROS SOUSA 
11. FABRICIA KAREN CAMARA RODRIGUES 
12. FLORA MARIANA DANTAS 
13. FRANCISCA SOLANGE NOGUEIRA 
14. GIANNE ALVES COSTA 
15. GILVANIA DARIA MATOSO GALVÃO 
16. HELAINE STEFANNY DE SOUZA EVANGELISTA OLIVEIRA 
17. ISIANY ALINY DE MEDEIROS NOGUEIRA 
18. ÍTALO ALVES DE OLIVEIRA 
19. IVONETE GOMES DUARTE AZEVEDO 
20. JANAINA DA SILVA PEREIRA 
21. KALENN YASMINE SILVA AMARAL 
22. KASSIA CRISTIANE NUNES FERREIRA
23. LISANDRA LUCIA DE OLIVERIA DANTAS 
24. LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA
25. LUZILANDIA BERNARDINA DE ALMEIDA 
26. MAGNA MARIA DO NASCIMENTO 
27. MARCIA TALITA FERNANDES COSTA 
28. MARIA DE FÁTIMA DE MOURA LIMA 
29. MARIA DO SOCORRO LEITE DOS SANTOS GOIS 
30. MARIA KELY MOTA MARINHO 
31. MARIA RENATA MOTA 
32. MONICA SUZIANE OLIVEIRA ROCHA SILVA 
33. NAYARA RAFAELLA RAYANA CAMPOS COSTA MAIA 
34. NEUCIRA BARBOZA DE MORAIS 
35. PATRICIA CRISTINA RODRIGUES LOPES 
36. PAULA CLEOPTRA ALVES DE OLIVEIRA 
37. PRISCILLA KARLA ROSENO MARTINS 
38. RITA JUSSARA TORQUATO REGO 
39. ROSANE MILENE TORRES DE QUEIROZ 
40. SAMANTHA QUEIROZ FORTUNA XAVIER DE AGUIAR 
41. SIMONE DE MACEDO FONSECA 
42. TEREZINHA FREIRE DE CARVALHO FREITAS
43. VALDELICE GURGEL DE GOIS 
44. VALÉRIA SAMANTHA PEREIRA DA COSTA 


VAGA: ORIENTADOR SOCIAL
QUANTIDADE DE VAGAS: 3
CONCORRÊNCIA: 10

1. ANA MARIA JÁCOME 
2. ANTONIA BARROS DIAS 
3. ANTONIA LENILZA ALVES GAMA 
4. ANTONIO GIVANILDO SILVA FREITAS 
5. CARLA JANIA DE LIMA 
6. CLECIANA PINTO DE LAMEIDA 
7. FÁBIA NAILZA FERNANDES DE SALES 
8. FRANCISCA BEZERRA DE LIMA NETA 
9. FRANCISCA LEANDRA DE MORAIS OLIVEIRA 
10. GECIANA MORAIS DE BRITO 
11. GILMARA SANTANA DA SILVA
12. ISABEL CRISTINA DUARTE DE MORAIS 
13. ÍTALA SABRINA GAMA DE SOUSA 
14. JANE CLEIDE DE GÓIS RAMALHO 
15. JANES DE OLIVEIRA FERNADNES 
16. JULIANA KERCIA DE OLIVEIRA SOUZA 
17. KERLIANY ALVES FERNANDES 
18. LARISSE EMANUELE RAMALHO DE MENEZES OLIVEIRA 
19. LUENE MEIRE FRANCO REGIS 
20. LUSIA RAFAELLE DE MORAIS PINTO 
21. MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA PORTO 
22. MARIA DIVANIA ROSENDO VARELA
23. MARIA ELISÂNGELA MOREIRA FERNANDES
24. MARIA GEIZA MAIA DOS SANTOS 
25. MARIA JERUZA MAIA DOS SANTOS 
26. MARIA ODERLÂNDIA DE FREITAS SOARES ALVES 
27. MARIA ZINELDA DE MENEZES 
28. MARIA ZUIGNA DA SILVA FERREIRA ALVES 
29. VILZA CARLA DANTAS
30. WIDNA CLAUDIA AIRES DE CARVALHO

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ato de Posse do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró acontecerá no dia 21/02

O ato de posse do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (CBH Apodi-Mossoró) acontecerá no próxima quinta-feira, dia 21, às 17h, no Auditório Jornalista Dorian Jorge Freire, na Estação das Artes Elizeu Ventania.

A diretoria do CBH Apodi-Mossoró é presidida pelo Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, e tem como secretário geral o Professor Ramiro Camacho, diretor do Centro de Estudos e Pesquisa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do Semiárido (CEMAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O CBH Apodi-Mossoró é um órgão colegiado composto por representantes do Poder Público Federal, Estadual, Municipal, além de usuários de água e da Sociedade Civil e tem como objetivo gerenciar as águas desta bacia hidrográfica que está inserida em 52 municípios. Este Comitê foi criado pelo Decreto Governamental nº 21.654, de 10 de setembro de 2010.

A Fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN) foi contratada pela SEMARH para trabalhar no processo de instalação do Comitê. Desde junho do ano passado, a Fundação organizou os encontros regionais e as plenárias para a eleição dos membros.

O Rio Grande do Norte já possui os comitês das Bacias Hidrográficas do rio Piranhas-Açu, Pitimbu e Ceará-Mirim. A bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró possui uma área de 14.276 quilômetros quadrados.

Com informações da Assessoria de Imprensa da SEMARH

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Conselho Municipal do Idoso

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO 
PORTARIA Nº 0116/2013 DE 28 DE JANEIRO DE 2013 

Dispõe sobre nomeação dos seguintes membros do conselho municipal do Idoso- CMI. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI-RN, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o que dispõe Art. 66 IV e VIII da Lei Orgânica do Município e demais legislação pertinente. 

RESOLVE: 

Art. 1 Ficam nomeados os seguintes membros do conselho Municipal do idoso - CMI, as seguintes representações: 

INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS 

Secretaria Municipal de desenvolvimento e Assistência Social 
Titular: Antônio Dorivan Gurgel Targino 
Suplente: Francisca Lucinda de França Souza 

Secretaria Municipal de Educação 
Titular: Lucia de Fátima farias Bezerra 
Suplente : Vigorete Costa Melo Oliveira 

Secretaria Municipal de Saúde 
Titular: Ramonyer kaio De Morais Oliveira 
Suplente: Leandro Ferreira Maia 

Secretaria Municipal de administração e Planejamento 
Titular: Lindalva Valetin De Freitas Alves 
Suplente: Airton Bandeira De Souza 

Secretaria Municipal de Finanças 
Titular: Iltomar Luiz Leite de França 
Suplente:railton Alves De Freitas 

INSTITUIÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS 

Pastoral da Pessoa Idosa 
Titular: Amanda Rutencia do Carmo Morais Cortez 
Suplente: Inês Abilia Neta 

Sindicato dos Trabalhadores Rurais- STTR 
Titular: Francisca Francina Mota de Melo 
Suplente: Francisco Vieira de Souza 

Coordenador do Programa do Idoso 
Titular: Kedma Midian da silva gama 
Suplente: Edivar Mendes de Freitas Filho 

Assembleia de Deus 
Titular: Raquel Silva Lima Azevedo 
Suplente: Andreia Noronha De Abel 

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. 

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. 
Palácio Francisco Pinto, em Apodi-RN, 28 de janeiro de 2013. 
FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO 
Prefeito Municipal de Apodi-RN 

ELTON JOHON ALVES DA SILVA 
Secretário de Administração e Planejamento

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Hortência Regalado - vereadora


HORTÊNCIA MORAIS DE MEDEIROS, conhecida com Hortência Regalado é a primogênita filha do casal Solon Regalado de Medeiros e Edna Morais de Medeiros. Desde pequena criou-se no sitio Reforma, Apodi RN, onde todos que moram nesta comunidade acompanharam seu crescimento e sua formação educacional. Hoje além do que ela representa em nossa comunidade também é universitária do curso Ciências Biológica no campo central de Mossoró (UERN), participante também de um projeto voltado ao ensino de ciências PIBID CAPES. 

Hortência colocou seu nome a julgamento como candidata a vereadora no intuito de contribuir com o seu município e somar força com a população na busca de melhorias. Sendo representante na cidade e no vale do Apodi sendo a voz da educação, juventude, agricultura e na luta por projetos que contribuam para o desenvolvimento do município. 

Foi eleita em primeiro lugar para o mandado de 2013/2016 com 1.304 votos pelo PSDB e pretende retribuir a votação com proposições de melhoria para nosso município.

Mais informações: